COVID-19
Em óbitos decorrentes do Covid-19 não será realizado velório, devendo o corpo ser transferido pela Urbam/Serviço Funerário diretamente para o sepultamento
Em óbitos decorrentes do Covid-19 não será realizado velório, devendo o corpo ser transferido pela Urbam/Serviço Funerário diretamente para o sepultamento. Será utilizado caixão lacrado para o sepultamento e está proibida a tanatopraxia e técnicas de embalsamamento.
Em óbitos não decorrentes do Covid-19, os funerais deverão decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, evitando assim, aglomerações para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de coronavírus. A duração do velório será de no máximo 4 horas. Será incentivado o velório virtual.
É importante que as pessoas sigam as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias. Ou seja, devem ser evitados apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral.
Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica), não participem nos funerais, assim como pessoas sintomáticas respiratórias. Recomenda-se que o caixão seja mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo.
A Urbam disponibiliza água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos na funerária e nas demais salas de velórios dos cemitérios.