Monitoramento de águas e gases garante conformidade do aterro sanitário
Data da publicação: 22/08/2025 - Tempo de leitura: 3 minutos
Foto: Divulgação Urbam
O aterro sanitário de São José dos Campos opera em conformidade com rigorosas normas técnicas e ambientais, atendendo integralmente às exigências das licenças emitidas pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A gestão é feita pela Urbam (Urbanizadora Municipal).
Entre essas exigências, é feito o monitoramento contínuo das águas subterrâneas e superficiais, do chorume (líquido proveniente da decomposição dos resíduos sólidos) e dos vapores gerados no entorno do aterro.
Atualmente, o local conta com 64 poços de monitoramento de águas subterrâneas, cujas amostras são coletadas semestralmente. Essas amostras são encaminhadas a um laboratório acreditado, onde são analisados mais de 80 parâmetros, conforme a legislação ambiental vigente. Também é feita a coleta periódica das águas superficiais da região próxima ao aterro, bem como de amostras de chorume.
Em relação ao controle de vapores (gases), são monitorados 20 poços instalados ao redor do aterro. Por meio de um analisador específico, é feita a avaliação da presença e a concentração de gases como metano, gás carbônico e oxigênio.
Todos os dados obtidos por meio desses monitoramentos são sistematizados em relatórios técnicos, que são enviados periodicamente à CETESB, garantindo a transparência e a conformidade ambiental das operações do aterro.
Aterro nota 10
O aterro sanitário de São José dos Campos, gerenciado pela Urbam, é reconhecido com a nota máxima pela CETESB. A pontuação já foi conferida cinco vezes – sendo a quarta consecutiva de acordo com o último relatório publicado em 2024 (nota referente às ações de 2023).