Urbam intensifica limpeza com desinfecção dos pontos de ônibus

Data da publicação: 26/03/2020 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

A Urbam iniciou a desinfecção dos pontos de ônibus da cidade com um produto que tem efeito residual de pelo menos cinco dias à base de quaternário de amônio da quinta geração, intensificando o trabalho já realizado de higienização dos pontos de ônibus da cidade. Este produto também é usado no combate a esta pandemia do coronavírus na China. As equipes que atuam no serviço foram capacitadas para realizar a atividade e todos os funcionários estão devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A ação para desinfetar os pontos foi iniciada nos bairros Jardim das Indústrias, Santana, Vila Industrial, Centro, São Dimas, Jd.da Granja, Putim, Jd.Satélite e Campo dos Alemães.

Ao todo, sete equipes estão atendendo os pontos de ônibus de todas as regiões da cidade com prioridade inicial para os que atendem o maior número de usuários e que ficam próximos a hospitais, UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e outros serviços essenciais.

O objetivo é proteger os usuários do transporte público contra o novo coronavírus e evitar a propagação da doença.

Limpeza e higienização

Paralelo à aplicação do produto desinfetante, os demais serviços regulares de limpeza, lavagem e manutenção das paradas de pontos de ônibus continuam a ser feitos normalmente, com água pressurizada e produtos eficazes para lavar e higienizar adequadamente o piso, estruturas, corrimãos, assentos, vidros e lixeiras.

Para ampliar a segurança e garantir a saúde dos passageiros e dos trabalhadores do sistema de transporte, todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar.

São José na luta contra o Coronavírus

Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura publicou um novo decreto com mais restrições para combater a pandemia do novo coronavírus. As ações, no âmbito do município, regulamentam o estado de calamidade pública, já declarados pelos governos Federal e Estadual.

Serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública, manutenção e limpeza da cidade e mobilidade urbanas estão mantidos.