Iluminação pública lidera novamente ranking de satisfação em pesquisa

Data da publicação: 08/04/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação/Urbam

São José dos Campos lidera novamente o ranking de satisfação da população referente ao serviço de iluminação pública no primeiro trimestre de 2020, em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Nas duas últimas pesquisas, a cidade também esteve no topo neste item.

No ranking municipal este serviço prestado pela Urbam (Urbanizadora Municipal) ocupava a quinta colocação e agora ocupa a quarta após coleta de lixo, abastecimento da água, qualidade da água – comparados a 16 serviços prestados na cidade.

A pontuação que mostra o alto grau de satisfação da população com os serviços de iluminação pública alcançou 781 pontos – com 96% de aprovação. Anteriormente havia atingido 753 num total de 1000 –A aprovação vem aumentando a cada pesquisa.

As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

Instalação de LEDs e manutenção da iluminação pública

Mais de 53.500 lâmpadas LEDs já foram instaladas em todas as regiões da cidade. O serviço de manutenção da iluminação pública também é realizado pelas equipes da Urbam.

A meta do município é instalar em torno de 56 mil LEDs até o final de 2020, levando mais segurança para a população e gerando economia com a redução do consumo de energia.