Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr

Urbam adota novas medidas de prevenção ao coronavírus

Data da publicação: 17/04/2020

A Urbam adotou várias medidas de prevenção ao coronavírus, muitas delas desde o início da pandemia.

O álcool gel está disponível de forma individual ou coletiva em todos os setores, assim como cartazes com as orientações sobre a forma correta de lavar as mãos. Funcionários com 60 anos ou mais e que desenvolvem suas atividades na rua, como os da varrição, coleta seletiva, cata-cata, manutenção geral incluindo iluminação pública, cemitérios, limpeza de bocas de lobo, valas, e obras em geral, estão em férias de 30 (trinta) dias, desde 23 de março. Os funcionários com 60 anos ou mais que trabalham nos setores internos, assim como os funcionários do grupo de risco para a atual pandemia, assim consideradas as grávidas, diabéticos, hipertensos, insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica, doença cardiovascular, além de outras conforme protocolos sanitários e/ou restrição entraram em férias a partir de 25 de março, independente de terem o período aquisitivo para o gozo das mesmas.

Os funcionários que prestam serviços administrativos diretamente nas secretarias (com exceção dos lotados na Secretaria de Saúde, Secretaria de Proteção ao Cidadão, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Secretaria de Mobilidade Urbana -Divisão de Operação de Mobilidade) através de contratos de prestação de serviços seguem a determinação da prefeitura e entraram em férias de 30 (trinta) dias, em dois grupos: 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 25 de março (quarta-feira) e 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 27 de abril (segunda-feira). Os demais permanecem em suas atividades, tendo em vista que a Urbam presta serviços essenciais para a cidade de São José dos Campos.

Já no dia 22 de março, foram adotadas as seguintes medidas:

  1. Cada turno de trabalho foi dividido em duas partes com intervalo de meia hora para separar as equipes nos vestiários e na saída da frota.
  2. No final dos turnos e nos intervalos entre as trocas de turnos, as cabines e os estribos dos caminhões são higienizados com produtos sanitizantes.
  3. Nos refeitórios na Sede, Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, Pontos de Apoio da Varrição e demais setores onde há refeitórios, as mesas foram mais espaçadas e colocadas menos cadeiras com menor número de pessoas seguindo intervalos de 15 a 20 minutos por grupo.
  4. Todas as atividades que impliquem aglomeração de pessoas foram suspensas (ginástica laboral, intervalos de refeições em áreas de convivências, praças, etc.).
  5. Higienização geral dos dedos e mãos após a leitura biométrica do relógio de ponto.
  6. Disponibilização de ponto de água com sabão e recipientes com álcool gel em todos os postos de trabalho. Higienização das mãos antes, durante e depois dos turnos de trabalho.
  7. Disponibilização de todos os equipamentos de segurança.
  8. As equipes de coletas devem trabalhar em ritmo e qualidade de serviço normais até concluírem seus setores de coletas e assim poderão bater seus pontos e retornarem às suas casas sem a necessidade de aguardar na empresa gerando aglomerações, pois o restante das horas de conclusão do turno são abonadas.
  9. Protocolos especiais já foram implantados na funerária e nos cemitérios.
  10. Os cursos do programa Urbam Talents foram suspensos.

Todos os EPIs necessários, de acordo com a lei, sempre foram e continuam sendo fornecidos, dependendo da área de atuação de cada trabalhador tais como máscaras para seus colaboradores que atuam nas áreas com exposição permanente aos contaminantes: Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde, Serviços Funerários, Cemitérios, Lavagem de Veículos, Higienização de Pontos de ônibus e entornos de Unidades de Saúde.

No entanto, reforçamos que máscaras e luvas cirúrgicas não devem ser utilizadas indiscriminadamente. Seu uso deve ser reservado aos agentes de saúde ou àqueles que apresentarem sintomas da COVID-19. De acordo com a OMS, entregar estes materiais para quem não precisa e não sabe como utilizar, resultará no uso indevido trazendo risco para a pessoa não contaminada, sem falar que causará um desabastecimento e faltará para quem realmente precisa usar. O mesmo se aplica às máscaras caseiras: aumenta os riscos de contaminação se a pessoa levar a mão contaminada à máscara. Lembramos que a máscara não protege quem a utiliza. Ela diminui a possibilidade de contaminação de terceiros, caso quem a esteja usando esteja contaminado.

Mais ações

Além das medidas citadas acimaa Urbam tem adotado várias outras ações de prevenção. A marcação de ponto passou a ser feita com o crachá, além da opção da digital e há cartazes orientando para se evitar aglomerações no momento da entrada e saída do registro de ponto. Foi feita marcação de solo para que os funcionários respeitem a distância de dois metros entre um e outro antes de marcar o ponto. O álcool gel está mantido nos setores e próximo aos relógios de pontos. É feita a medição da temperatura corporal por meio de termômetros em forma de revezamento nos setores.

Foram fixados cartazes nas copas e em vários locais com avisos para que se evitem aglomerações. Nos refeitórios da Sede e da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos foram fixados cartazes com as orientações sobre a limpeza das mãos, a distância entre os funcionários e para que não conversem enquanto se servem.

Como parte da ampliação de medidas para proteger as pessoas de contágio com o Coronovírus, a Urbam instalou vidros em balcões de atendimento. A iniciativa visa dar proteção para todas as pessoas que recorrem aos locais de atendimento, tanto para os munícipes, quanto para os funcionários.

Ações de higienização de veículos e equipamentos de trabalho foram intensificadas. Antes e após a direção dos veículos é necessário lavar as mãos e fazer a higienização da direção, câmbio, maçaneta e freio de mão.

Os carrinhos da varrição estão sendo lavados e higienizados. A lavagem e higienização das frotas da Funerária e dos veículos da coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) foi intensificada com desinfecção com um produto à base de quaternário de amônio de quinta geração, o mesmo usado durante a pandemia na China, com efeito residual de vários dias. Além da limpeza constante, é feita semanalmente a desinfecção dos velórios da Funerária e dos cemitérios e outros setores também com o mesmo produto.

Ainda referente ao transporte coletivo, foi reduzido pela metade o número de funcionários transportados nas vans, sempre com o cuidado de se sentarem distantes uns dos outros.

Sempre que possível, as reuniões são feitas por vídeo-conferência.

A Urbam reforça que é necessária a colaboração de todos para que evitem aglomerações, mantenham distância segura ao conversar com os colegas de trabalho e sigam as demais recomendações feitas pela empresa e pelos órgãos de saúde para prevenção ao COVID-19.

Estamos todos preocupados com a saúde e bem estar de todos nossos funcionários e da população em geral.

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr