Limpeza urbana é a melhor entre as dez maiores cidades do Estado

Data da publicação: 23/07/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação PMSJC

O serviço de limpeza urbana também é o primeiro entre as dez maiores cidades do Estado, de acordo com a pesquisa Indsat. O serviço atingiu 745 pontos, com alto grau de satisfação. Em relação ao município, o serviço está em quinta colocação – atrás de coleta de lixo, abastecimento de água, qualidade da água e iluminação pública.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) é responsável pelos serviços de limpeza urbana como varrição manual e mecanizada, capina manual, conservação de parques e praças e de estradas rurais, controle de vetores e pragas urbanas, limpeza de bocas de lobo, manutenção de áreas verdes e pintura de guias, manutenção do sistema de drenagem e águas pluviais, serviços de manutenção e paisagismo, entre outros.

Pesquisa

As pesquisas do INDSAT medem o grau de satisfação da população e são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

Grau de satisfação de uma população, em relação a um serviço, de acordo com o INDSAT alcançado na seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.