Qualidade no serviço da coleta de lixo mantém curva de aumento e liderança no ranking

Data da publicação: 23/07/2020 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Divulgação Urbam

O serviço de coleta de lixo em São José dos Campos continua numa curva de melhoria desde o início de 2017. Além disso, o município mantém a liderança com o melhor serviço de coleta de lixo em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), no segundo trimestre de 2020.

A pontuação também melhora a cada pesquisa realizada. Há três meses, alcançou 807 pontos. No primeiro trimestre atingiu 812 pontos e, no segundo trimestre, alcançou 816 pontos, com 93% de aprovação. Este índice é considerado grau de excelência.

A coleta de lixo lidera o ranking dos 16 serviços municipais avaliados na pesquisa. A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum (Sustentare), coleta seletiva (Urbam) e coleta de limpeza urbana (Urbam). A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias entre outros e por suas destinações ambientalmente corretas. O aterro sanitário é considerado um dos melhores do Estado, com nota 9,2 da Cetesb em 2018 (relatório publicado em 2019). 

A pesquisa mostra a melhoria do serviço ao longo dos anos. No quarto trimestre de 2016, na antiga gestão, quando começou a ser feita a pesquisa, o índice de aprovação era de 604 – grau médio de satisfação, com apenas 47% de aprovação. O índice aumentou para 635 já no primeiro trimestre de 2017 – com a mudança da empresa que realizava a coleta comum. A partir daí, o índice foi subindo a cada trimestre, passando para 690 (segundo trimestre de 2017) e atingindo 719 - alto grau de satisfação - já no terceiro trimestre de 2017. Os índices continuaram a subir a cada trimestre.

São recolhidas mais de 500 toneladas/dia de resíduos da coleta comum, mais de 100 toneladas/dia da coleta de limpeza urbana e cerca de 50 toneladas/dia da coleta seletiva.

As pesquisas do INDSAT medem o grau de satisfação da população e são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

Grau de satisfação de uma população, em relação a um serviço, de acordo com o INDSAT alcançado na seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.