Nota do aterro sanitário aumenta para 9,3

Data da publicação: 12/08/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A nota conferida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) ao aterro de São José dos Campos - operado pela Urbanizadora Municipal (Urbam) -, referente ao ano de 2019, aumentou para 9,3. A nota vem crescendo ano a ano -  obteve nota 9 em 2017 e 9,2 em 2018.

A tendência é que a nota deste ano seja ainda maior tendo em vista os investimentos, as melhorias adotadas e a boa operação do local.

O aterro obteve nota 10 – nota máxima - em 2012. O relatório aponta a queda na nota a partir de 2013 (9,7) 2014 (9,7), 2015 (8,6), 2016 (8,8) e nota 9 em 2017 – voltando a crescer. O impacto negativo maior foi registrado em 2015 (8,6).

São José é a sétima cidade paulista com maior geração de resíduos. Está em quarto lugar com a melhor nota (sendo que a terceira colocada opera com Termo de Ajuste de Conduta, sem licença de operação e instalação). Poucas cidades têm condições de manter aterros municipais, demonstrando a excelência na competência técnica da Urbam.

A partir de 2017, a Prefeitura de São José dos Campos passou a realizar investimentos constantes na operação, na manutenção preventiva, no monitoramento e na ampliação sustentável do aterro sanitário, o que pode ser observado no aumento da nota. A Prefeitura, por meio da Urbam, resgatou as boas práticas operacionais e de monitoramento técnico e ambiental com a gestão adequada do aterro sanitário da cidade, cujo reflexo é o aumento da nota da Cetesb. São José dos Campos possui aterro próprio – o que demonstra as boas práticas adotadas pelo município. A maioria das cidades do Vale do Paraíba envia o lixo para aterros particulares.

Ações educativas de conscientização sobre a separação e destinação correta dos resíduos também fazem parte de uma boa gestão. A Urbam implantou um novo Museu Interativo do Lixo e uma Recicloteca no seu Centro de Educação Ambiental. Também inovou com as videoaulas para que os alunos possam fazer brinquedos educativos e aprender sobre a reciclagem.