Via Esplanada é liberada para tráfego de veículos

Data da publicação: 28/12/2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Charles de Moura - PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos liberou na quinta-feira (24), véspera de Natal, o tráfego de veículos na Via Esplanada.

Construída pela Urbam, a Via Esplanada está localizada entre os bairros Jardim Esplanada e Vale dos Pinheiros. O corredor foi planejado para desafogar o trânsito e gerar mais qualidade de vida aos usuários do transporte público, ciclistas e pedestres que passam por essa região.

A Urbam também instalou iluminação com lâmpadas LEDs em toda a avenida.

Mudanças

No 17 de novembro, a rua Ana Maria Nardo passou a funcionar em mão única, no sentido centro. Desde então, a rua Manoel Saldanha vem sendo utilizada como opção para motorista que segue no sentido oposto (Urbanova).

Com a liberação, a Via Esplanada passa a ser o trajeto oficial para quem segue em direção aos bairros.

Segurança 

Além de facilitar a interligação das regiões centro e oeste e trazer melhorias no que diz respeito à fluidez, a nova via ainda vai proporcionar uma circulação mais segura, tendo em vista que o sistema binário, que consiste em transformar ruas paralelas de mão dupla em ruas com sentido único, reduz o conflito entre os usuários da via e, consequentemente, o risco de acidentes.

Para ciclistas

A Via Esplanada chega com uma nova via para ciclistas, que vai promover a interligação do sistema cicloviário da avenida Anchieta com a ciclovia da Avenida Lineu de Moura.