Casa Limpa recolhe 43 toneladas de materiais e amplia combate à dengue

Data da publicação: 25/02/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

Em 15 meses de funcionamento, a Operação Casa Limpa ajudou a população de São José dos Campos a descartar 43,4 toneladas de objetos inservíveis, entre pneus velhos, latas, garrafas e plásticos. Esse volume recolhido liminou uma grande quantidade de possíveis criadouros do Aedes aegypti e contribuiu para a redução dos números da dengue na cidade.

De 1º de janeiro até o momento, o município registrou 34 casos positivos da doença, ante 73 no mesmo período de 2020. Uma queda de 46,57%. Outros fatores também têm ajudado na cruzada antidengue, como as avaliações de densidade larvária e as campanhas de conscientização divulgadas nas redes sociais e nas mídias tradicionais.

Durante as 17 ações realizadas, os agentes de combate a endemias visitaram 76.470 imóveis em todas as regiões da cidade. Além das vistorias, eles orientam os moradores sobre a forma correta de dar fim aos recipientes que acumulam água e possam servir de criadouros do transmissor da dengue e outras arboviroses.

Nesta quarta-feira (24), foi concluída a operação no Campo dos Alemães, na região sul, que foi antecedida pelas vistorias nos imóveis na segunda (22) e terça-feira (23). Com a colaboração das equipes da Urbam, os caminhões recolheram 3,1 toneladas de materiais.