URBANIZADORA

MUNICIPAL S.A.

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Moradores comemoram asfalto no Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia

Data da publicação: 31/03/2021

A antiga realidade de pó e lama nas 19 ruas dos bairros Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia, na região leste de São José dos Campos, ficou no passado. Os moradores comemoram a chegada do asfalto e a transformação dos bairros com a entrega das obras nesta quarta-feira (31). A Urbam (Urbanizadora Municipal) foi responsável pela infraestrutura necessária: terraplanagem, drenagem e pavimentação das ruas. A Prefeitura de São José investiu mais de R$ 3,8 milhões nas obras.

Antes, havia asfalto apenas em dois quilômetros do corredor de ônibus do Portal do Céu. Após a conclusão dos trabalhos, as ruas agora contam com asfalto melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A moradora do Portal do Céu, Maria Regina Borges, lembra que antigamente atolava os pés no barro nas ladeiras. Em época de chuvas ela precisava sair com sacolas de plástico amarradas nos sapatos. “Era pó ou lama. Agora ficou um paraíso”.

Juvenal Pedro dos Santos, morador do bairro Santa Lúcia, elogiou a qualidade da obra. “Ficou bom demais”.

Também moradora do Santa Lúcia, Carmelita Brito se animou a construir a calçada da casa depois que o asfalto virou realidade. “Decidi porque a rua está bonita. Agora fica tudo bonito e cuidado”. Ela lembra da situação precária das ruas. “Era só lama. Ninguém andava aqui não”.

Para as equipes da Urbam, a alegria também é enorme. A obra teve várias interferências que dependeram de outras empresas como a Sabesp e a Transpetro para a conclusão. “Foi um desafio. Estamos contentes com o resultado e por melhorar a qualidade de vida dos moradores”, ressalta o engenheiro responsável pela obra Aristides Spegiorin.

As melhorias foram viabilizadas após a Prefeitura de São José firmar uma parceria com a comunidade. O município ficou responsável pela obra de pavimentação. Os moradores, pela execução das calçadas.

Esses serviços só foram possíveis após a conclusão do processo de regularização fundiária.