VARRIÇÃO

Saiba mais informações sobre o serviço de varrição prestado pela URBAM!

Funcionários da URBAM realizando o serviço de capina

A Urbam conta com uma excelente estrutura para a limpeza de vias públicas. Mais de 420 agentes ambientais realizam esta tarefa todos os dias, percorrendo as ruas da cidade para remover os resíduos sólidos encontrados nas sarjetas das vias pavimentadas, nos canteiros centrais (ajardinados ou não) e nos cestos de lixo (papeleiras), como por exemplo: folhas de árvores, terra, areia, poeira, pontas de cigarro, embalagens de alimentos, etc. Esses resíduos são acondicionados em sacos verdes exclusivos da Urbam para facilitar o recolhimento pela coleta comum.

O serviço de varrição envolve:

  • Varrição das sarjetas e guias das vias públicas;
  • Varrição das calçadas dos pontos de ônibus;

Substituição dos sacos de lixo dos cestos públicos (lixeiras verdes) espalhados pela cidade. A varrição pode ser feita de forma manual (em vias públicas pavimentadas, com guias e sarjetas), ou mecânica (caminhão varredeira nas vias de grande circulação de veículos).

Todos esses serviços buscam preservar a cidade limpa, garantindo saúde e qualidade de vida para os mais de 725 mil habitantes de São José dos Campos.

*A varrição do passeio público (calçadas) é de responsabilidade do proprietário ou do ocupante do imóvel fronteiriço conforme artigo 8º, do Capítulo IV, da Lei Municipal nº 7.815, de 19/03/2009, e no caso de terrenos e edificações públicas, constitui atribuição da limpeza pública (Urbam).

Varredeira mecanizada

Funcionários da URBAM realizando o serviço de capina

Trata-se de um caminhão utilizado no período noturno na varrição das vias e avenidas de trânsito intenso e rápido.

O equipamento consegue limpar em média 50 quilômetros por dia, em dois turnos e coleta 3,85 toneladas de resíduos/dia, sem gerar sacos plásticos. Os resíduos são descarregados diretamente no aterro sanitário.

Nessas vias, os agentes ambientais da Urbam enfrentariam um risco maior de acidentes por conta da quantidade e da velocidade dos veículos, apesar das medidas de prevenção adotadas. Por este motivo, a empresa adota a varrição mecanizada desde 2018.

O equipamento é montado sobre o chassi de um caminhão e possui vassouras laterais, vassoura central e bocais de sucção e aspersão de água para não levantar poeira e, também, atende aos padrões de emissões de ruídos.