13349

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

02/08/2017

Doações de córneas auxiliam 390 pessoas a voltar a enxergar

A parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, o Provisão e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) completa quatro meses neste mês de agosto com 195 doações de córneas, que poderão auxiliar 390 pessoas a voltar a enxergar.

As córneas captadas na Funerária da Urbam seguem para processamento em laboratório e depois são destinadas para os transplantes por meio de uma fila única de pacientes de todo Estado por ordem cronológica e clínica. Esse controle é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que beneficia pessoas também de outras cidades.

Por que e como doar?

A partir de cada doação de córnea, duas pessoas com deficiência visual podem voltar a enxergar. Por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais. Em vários municípios, o procedimento já é feito em hospitais e também funerárias, o que tem garantido o sucesso e aumento do número de transplantes no Estado, possibilitando que muitas pessoas voltem a enxergar. A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador. Atualmente, na Urbam, um profissional do BOS permanece em plantão durante 24 horas para abordagens e explicações às famílias e para a realização dos procedimentos de captação.

 

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000