16194

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

16/05/2018

Agente ambiental recebe carinho dos moradores

Adriana Batista Silva Santos, agente ambiental da Urbam há 20 anos, chama a atenção dos moradores da região dos bairros Vista Verde e Jardim Motorama, na região leste de São José dos Campos, pela alegria com que desempenha seu trabalho diário. Adriana gosta de cantar enquanto varre as ruas do bairro. Ela recebe o carinho dos moradores no dia a dia e nesta quarta (16), a homenagem é especial, pois é o Dia do Agente Ambiental (Dia do Gari).

“A gente pode deixar a vida mais fácil. Canto e brinco com todos que se comunicam comigo. Me dou bem por onde passo. Só choro por um motivo muito triste”.

Adriana acredita que assim torna seu dia e o que de quem está por perto mais leve. “Se estou triste e não canto, as pessoas perguntam o motivo. Mas não canto muito cedo para não atrapalhar os moradores”. Ela ainda acrescenta: “penso que devemos levar a vida de uma forma mais leve. Estressar dá rugas”, brincou.

As moradoras do Vista Verde, Célia Aparecida Ramos e Jupira Ramos, gostam de colaborar com o trabalho dos agentes ambientais e se alegram com a simpatia deles. “Penso que dar um bom dia sempre faz a diferença no cotidiano das pessoas. Ofereço água e pergunto se eles passaram protetor solar. É um carinho com quem deixa nossas ruas sempre limpas”, ressaltou Célia. Dona Jupira lembra que mora há 40 anos no bairro e conhece a agente Adriana há uns 13 anos. “Sempre quero saber se ela está bem. Tenho este carinho com todos eles”.

Agente ambiental

Em 2007, os funcionários da limpeza pública da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do trabalhador da limpeza urbana, que mantém a cidade limpa, colaborando para a saúde e a qualidade de vida da população, além da preservação ambiental.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca o apoio da sociedade na valorização do trabalho desenvolvido por eles.

Como colaborar

. Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09

. Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima

. Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e o deposite nas lixeiras

. No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais

. Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada

. Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para a entrega gratuita desses resíduos

. Não coloque equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem um serviço gratuito de recolhimento nas residência. Ligue 156

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000