13550

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

16/05/2017

Agentes ambientais recebem carinho de moradores em sua data

O agente ambiental Milton Luiz Ramos, 71 anos, logo cedo iniciou a rotina de trabalho para deixar limpo o calçadão da Rua 7 de Setembro, no centro de São José dos Campos, para a abertura do comércio local. Todos que passavam por ele, o cumprimentavam com carinho. O motivo não era a homenagem ao Dia do Agente Ambiental (Dia do Gari), pois o cumprimento já é rotina. Quando foram informados sobre a data comemorativa, os cumprimentos viraram aperto de mão. 
“Tenho um carinho muito especial por ele. Aqui está sempre muito bem cuidado. Ele é muito educado”, ressaltou Antônia Rosana, que trabalha em uma loja do calçadão. Eles até se cumprimentam por um apelido (senhor e senhora Brás) que dá nome à loja que ela trabalha. 
Eli Peres, que mora nas proximidades, também enaltece a atividade. “Eles merecem nossas homenagens. São caprichosos. Aqui está sempre limpo. Os coletores também merecem nosso reconhecimento”.
Em 2007 os garis da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. Uma iniciativa para a valorização profissional do trabalhador da limpeza urbana, que mantém a cidade limpa, colaborando para a saúde e a qualidade de vida da população, além da preservação ambiental. 
O agente Milton, que trabalha há 21 anos e 2 meses na empresa, como ele faz questão de lembrar, hoje estava com o botão do programa Agentes Ambientais, que recebeu em 2007, no peito. “Guardei com muito carinho esta homenagem. Graças à Urbam, consegui pagar a faculdade para minha filha e hoje ela é professora”. A neta está no terceiro ano do curso de Medicina Veterinária. “Trabalho desde os dez anos. Quando meu pai morreu, fui vender ferro velho. Trabalhei em muitos lugares. Fiz cursos e tive bons cargos. Trabalhei na Philips e quando me aposentei, fiz concurso para a Urbam porque não sei ficar parado. Gosto do que faço”.
Por onde passa, ele faz amizades. “Tenho amigos até hoje do período que trabalhava na varrição da Rua 23 de Maio”. Ele disse que agradece quando alguém joga o lixo no lugar certo. “As crianças perguntam se podem jogar no meu carrinho. Tem que agradecer. Assim, eles nunca vão jogar no chão”.
Luana Jesus de Souza, 35 anos, é monitora de limpeza urbana e atua na região central e da Vila Maria. Ela explica que existe muito carinho por parte dos moradores. Mas também lembra que o serviço passa despercebido por muitos. “Alguns só percebem a gente quando a rua está suja. Não enxergam a gente”. Por outro lado, ela reforça que tem morador que oferece água e até café como forma de gratidão. “No trabalho, a equipe já fez festa surpresa no meu aniversário. É muito gratificante”.
Invisibilidade
O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença as quais muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca mostrar para a sociedade a importância do trabalho desenvolvido. 
Como colaborar
. Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09.
. Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima
. Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e o deposite nas lixeiras
. No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais
. Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada
. Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para entrega desses resíduos

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000