13366

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

22/05/2017

Exposição de objetos ajuda a refletir sobre o desperdício

Por meio da exposição de peças do Museu do Lixo e objetos feitos com materiais recicláveis, a equipe de educação ambiental da Urbam chama a atenção do público para a conscientização sobre a política dos 5Rs – reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar.

A exposição será nesta terça-feira (23), das 10h às 16h, na empresa Sobraer. Câmeras fotográficas, máquinas de costura e de datilografia, projetores de cinema, celulares antigos, ferros de passar roupa a brasa, entre outras peças antes descartadas no lixo, formam o acervo do museu. Os objetos feitos com recicláveis são camisetas e mantas feitas com garrafa pet, telhas feitas com embalagens de leite, pisos feitos com pneus, embalagens para presente feitas com caixas de leite, sacolas feitas com embalagens de molhos de tomate, bijouterias, entre outros.

A política dos 5Rs induz a adotar atitudes para reduzir o consumo e reaproveitar materiais ou até mesmo doar o que não se usa mais, antes mesmo de reciclar. Outra medida ambientalmente correta é a recusa em consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos. A geração de resíduos é precedida por uma outra ação impactante sobre o meio ambiente – a extração de recursos naturais na fabricação de novos produtos. Além disso, consegue-se reduzir o volume de resíduos no aterro sanitário, aumentando a vida útil. O objetivo é levar o cidadão a repensar valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício (como o de alimentos).

“Queremos levar as pessoas a enxergar além. O que descartam para a coleta seletiva não é lixo, mas matéria-prima para a elaboração de outros produtos. Por isso, é importante higienizá-los antes do descarte para que possam retornar à sociedade em forma de benefício”, esclareceu o coordenador da equipe, Rodrigo Costa.

Também nesta terça-feira, a equipe realiza duas palestras: às 13h30, no Hospital Santa Casa, e às 19h30, no Conjunto Residencial Tom Jobim, no bairro Putim (região sudeste). Na terça e quarta, às 9h, alunos da Escola Estadual Santana do Paraíba (região norte) participam do programa Lixo Tour. A conscientização porta a porta continua a ser feita nesta semana no Bosque dos Eucaliptos (região sul).

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000