13569

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

23/05/2017

Mulheres da Urbam assumem funções antes exercidas por homens

As mulheres estão assumindo várias funções antes exercidas, quase que exclusivamente, pelos homens na Urbam. Na coleta seletiva, sete colaboradoras passaram nos exames práticos da seleção interna e já atuam nos bairros da cidade. A vigilância, que antes tinha uma funcionária, agora possui cinco exercendo a função que garante a integridade dos funcionários e a segurança do patrimônio da empresa.
“Vejo como um privilégio poder trabalhar numa atividade que exige tanta responsabilidade e atenção”, ressaltou Mara Lúcia de Oliveira, que trabalhou cinco anos como auxiliar de serviços gerais no Centro de Triagem. “Ainda tem muito preconceito, mas aos poucos vamos vencendo as barreiras e mostrando que somos capazes. Cada dia aprendo mais e vou me esforçar muito para continuar merecendo esta vaga”.
Salete Silva de Carvalho, 17 anos trabalhando como auxiliar de serviços gerais, também teve oportunidade de mudar de setor e atua na vigilância. “Foi uma conquista importante. Eu já havia tentado vários concursos internos e nunca desisti. As pessoas devem insistir nos seus sonhos. Eu não desanimei, mesmo quando muitos diziam que a função poderia ser difícil porque, na maioria das vezes, é exercida pelos homens. Estou feliz por conseguir esta oportunidade”.
Correr atrás do caminhão da coleta é uma tarefa que exige esforço físico e habilidade. Se engana quem pensa que não é atividade para mulheres. Após trabalhar por dez meses na limpeza urbana, Janaína Aparecida Corrêa se inscreveu para a coleta seletiva. “Estou há dois meses na coleta e estou me adaptando bem. É um trabalho puxado. Então precisa ter força de vontade”.
Janaína dá um conselho para quem quer se lançar nas atividades tipicamente masculinas. “É preciso abraçar as oportunidades que surgem. O tipo de atividade não tem importância, pois todas nós somos capazes”. 

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000