13585

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

30/05/2017

Primeira mulher no serviço de sepultamento

Karina Aparecida Rodrigues, 26 anos, é a primeira funcionária da Urbam a trabalhar nas atividades de sepultamento e exumação – função até então exercida unicamente pelos homens nos cemitérios públicos da cidade. Ela está surpreendendo os colegas com a rapidez com que está se adaptando às novas tarefas no Cemitério Padre Rodrolfo Komorek (centro).

“Ela presta atenção em tudo. Quer aprender todos os procedimentos e vem ganhando espaço e rompendo qualquer tipo de preconceito que poderia existir”, destaca Anderson Liberato, coordenador da equipe. Segundo ele, a população também tem elogiado o desempenho da colaboradora. Além de trabalhar em equipe nos sepultamentos e exumações, cada funcionário é responsável pela manutenção de uma quadra do cemitério (roçada, capina, limpeza da quadra e retirada de vasos secos dos jazigos).

“Vi no mural da empresa que havia vaga e fiz a inscrição. Estou muito contente com a nova oportunidade. Não tive receio de enfrentar o trabalho em momento algum. Acredito que cada vez mais as mulheres estão preparadas e focadas para atuar em todas as áreas”.

O colega de trabalho, Moisés de Matos, parabenizou-a pela dedicação e coragem mostrada já na primeira semana. “Ela não se apavorou em momento algum. Pelo contrário, se prontificou e tem feito tudo que precisa. Eu confesso que quando vim para a função pensei em desistir. Mas me acostumei em pouco tempo. Em São Paulo, as mulheres já trabalham nos cemitérios, precisa abrir espaço para elas sim”.

Manutenção dos cemitérios - Para facilitar o trabalho de limpeza dos cemitérios e evitar a proliferação dos mosquitos da dengue, a equipe orienta os visitantes a retirar o plástico que envolve os vasos de flores expostos nos jazigos. Pratinhos também são proibidos, pois acumulam água.

 

 

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000