15899

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

02/03/2018

Equipes da Urbam constroem 29 travessias elevadas em toda a cidade

A Prefeitura de São José dos Campos deu início às obras para construção de novas travessias elevadas. Neste pacote estão previstas 29 faixas, que vão contemplar pedestres de todas as regiões da cidade com mais segurança e acessibilidade.


Os trabalhos começaram pela rua Emílio Marelo, no Jardim das Indústrias, região oeste. O local onde está sendo implantada a lombofaixa conta com grande demanda de pedestres em função de comércios e empresas instaladas nas proximidades da via.


Na região sudeste, a travessia que está sendo implantada na Rua São Jerônimo, Putim, vai facilitar o acesso de quem participa das 12 atividades oferecidas no Poliesportivo do bairro.


Só no ano de 2017 foram construídas 16 travessias em diferentes regiões. Os trabalhos estão sendo realizados pela Urbam (Urbanizadora Municipal).
Segurança do pedestre


A implantação das travessias visa aumentar a segurança do pedestre no trânsito. Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (art. 70, cap. IV), “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”.


No que se refere à segurança, o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar.


Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada também traz melhorias, uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê.
Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde.

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000