15329

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

09/10/2017

Representantes de municípios cariocas conhecem tratamento de resíduos feito pela Urbam

Representantes de municípios que se encontram na área de influência do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro (Gascar) participaram de visitas técnicas à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam na quinta (5) e sexta-feira (6), em São José dos Campos.

Nesta sexta, os visitantes foram das cidades de Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Japeri, Pinheiral, Piraí e Seropédica. Na quinta, os visitantes representaram o Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, São José do Barreiro e Silveiras).

Segundo a organização do Programa de Educação Ambiental Gascar, o objetivo é contribuir para a melhoria na gestão de resíduos sólidos nos municípios participantes por meio de ações de formação para multiplicadores nas esferas governamental e não governamental. O tratamento de resíduos sólidos e o programa de educação ambiental feito pela Urbam em São José dos Campos é tido como exemplo pelo Gascar.

De acordo com a coordenação, a participação no Programa Lixo Tour trará diversos elementos para debates e discussões entre os gestores públicos ao longo de todo o programa de educação ambiental do Gascar.

O Gascar tem uma extensão de 456,8 km e liga as cidades de Paulínia (SP) a Japeri (RJ). O gasoduto tem objetivo de atender a demanda de gás natural e flexibilizar as malhas que já foram implantadas no país. O produto é usado para abastecer as unidades da Petrobras, que fazem a distribuição para as indústrias.

Outros visitantes

A primeira visita reuniu as cidades da região do Complexo Cantareira (Atibaia, Bragança Paulitsa, Campinas, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia e Piracaia). Também estiveram presentes os integrantes de municípios da bacia do Rio Paraíba: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira, Taubaté e Igaratá.

 

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000