15252

URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

22/09/2017

Ginástica laboral reduz lesões em coletores

A ginástica laboral diária implantada no setor da coleta seletiva, da coleta de resíduos de serviços de saúde e de materiais inservíveis tem surtido resultados positivos. Praticamente não há registros de torções envolvendo os coletores desde que este serviço passou a ser feito pela Urbam no dia 27 de março deste ano.

A atividade física é uma constante na rotina diária dos trabalhadores, que correm e carregam sacolas plásticas o dia inteiro. São realizados exercícios específicos no início de cada turno, que contribuem para o alongamento e o fortalecimento das articulações e dos grupos musculares mais exigidos no dia a dia destes verdadeiros "atletas".

Como resultado deste trabalho, até o momento ocorreram somente dois casos de entorses de tornozelo envolvendo os integrantes das equipes de coleta – uma queda de 80% em relação ao período de junho a dezembro de 2013, quando este serviço era feito pela Urbam. Naquela época, foram registrados dez ocorrências relacionadas a este tipo de torção.

A ginástica laboral inclui também os motoristas, cujas atividades exigem muito tempo de atividades sentados. Nos pontos de apoio da varrição, os profissionais também praticam os exercícios antes do trabalho, assim como na sede da empresa.

Para o coordenador dos Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho, Rodrigo Costa, a adesão dos trabalhadores tem sido fundamental: "A demanda sobre o sistema osteomuscular dos coletores é intensa e a prática dirigida de exercícios físicos reduz o risco de lesões sobre estes profissionais".

Tipos de exercícios

A educadora física Sílvia Elena da Silva explica que são aplicados diferentes exercícios diariamente. “Vou mesclando o alongamento e o fortalecimento das articulações. No inverno, realizamos também aquecimento aeróbico”. 

Segundo ela, o alongamento ajuda a preparar a musculatura para o trabalho e o exercício funcional fortalece a mesma para as atividades. Nas laborais, ainda são acrescentados exercícios de pilates e de reeducação postural globa (RPG). Os trabalhadores também aprendem técnicas para relaxar e descansar a musculatura em casa.

 

A coletora Michele Aparecida da Silva aprova a ginástica laboral e até realiza alguns exercícios que aprendeu em casa. “Essas atividades ajudam a fortalecer os músculos do quadril, pernas e pés para evitar lesões. Faço também alguns em casa para relaxar e para aquecer antes do trabalho”.

 

 

 

 

 

 

Veja outras notícias:

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000