URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

Agentes ambientais

Programa Agentes Ambientais

Em 2007, os garis da Urbam passaram a ser reconhecidos como agentes ambientais.

Esta iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional, que propõe um novo olhar sobre o trabalhador de limpeza urbana, enxergando-o como um verdadeiro amigo do meio ambiente. Ao manter a cidade limpa, ele colabora não só para a saúde e a qualidade de vida da população, mas também com a preservação do nosso planeta.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca mostrar para a sociedade o cidadão que está por trás do uniforme laranja, apresentando o João, o Francisco, o Josué, a Cleonice, e tantos outros, e assim revelar homens e mulheres de muitos talentos e grandes sonhos.

Além de resgatar a auto-estima do profissional da limpeza urbana, o programa está proporcionando, gradativamente, uma mudança de mentalidade, sensibilizando a comunidade para a preocupação com o meio ambiente, principalmente relacionada à questão do lixo, e promovendo o senso de respeito e a cooperação mútua entre o trabalhador e a comunidade.

Como colaborar com um agente ambiental:

  • Mantenha sua calçada limpa*
  • Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas
  • Ao passear com seu animal de estimação, recolha as fezes em saco plástico e o deposite nas lixeiras
  • No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais
  • Separe o lixo reciclável para a coleta seletiva
  • Não deixe entulho e restos de construção na calçada, a cidade dispõe de locais específicos para entrega desses resíduos. 


* A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09.

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000