URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

Conscientização ambiental

Você desempenha um papel fundamental na realização da coleta de resíduos domiciliares e sua participação é muito importante para a nossa cidade e para o meio ambiente. As equipes de educação ambiental da Urbam atuam em várias frentes na conscientização da população.

Atividade porta a porta - equipes de educação ambiental realizam atividades nos bairros porta a porta na conscientização dos moradores para que participem da coleta seletiva. Basta separar os materiais recicláveis e disponibilizá-los para a coleta seletiva no dia correto que o camainhão passa em sua rua. A equipe também explica sobre a importância de manter as calçadas limpas e os lotes vagos limpos. Basta levar entulhos a um PEV mais próximo de sua casa.

Palestras e exposições - a equipe realiza palestras e exposições de materiais feitos com recicláveis e peças do Museu do Lixo em escolas, entidades e empresas. As exposições são feitas também em grandes eventos.

Teatro de fantoches - crianças da pré-escola também podem receber informações sobre a coleta seletiva de forma leve e divertida por meio do teatro de fantoches. 

Saiba como e porque contribuir para preservar a vida útil do nosso aterro sanitário. Pratique os 5 R´s:

Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, você está contribuindo para um mundo mais sustentável. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis. Leve sua embalagem retornável ao supermercado. 

Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Você compra por impulso? Desperdiça alimentos? Ao invés de comprar algo novo, daria para reaproveitar algo que já tem? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Evite imprimir, se você pode enviar conteúdos por e.mail. 

Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.

Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.

Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

  • Separe os resíduos gerados em sua residência em lixeiras distintas, usando uma para resíduos orgânicos e outra para os recicláveis;
  • Lave bem os resíduos recicláveis antes de colocá-los em sua lixeira. Lembre-se que embalagens sujas podem não ser recicladas e ainda prejudicarem a reciclagem de outras;
  • Acondicione os resíduos em sacos apropriados, utilizando somente 2/3 (dois terços) de sua capacidade total e sem ultrapassar 100 Litros, ou 60 kg
  • Lembre-se: sacolinhas de supermercados, lojas, etc., contendo resíduos, não devem ser colocadas à disposição para os serviços de coleta, a menos que estejam dentro de “sacos de lixo” apropriados.
  • Disponibilize os resíduos para as coletas somente nos dias e horários de passagem do caminhão coletor da URBAM;
  • Não amarre os sacos de lixo em árvores, portões, muros, etc.;
  • Coloque os sacos de lixo em locais de fácil acesso aos agentes ambientais que os recolherão.

Seja consciente

Saiba que ao separar e disponibilizar corretamente os resíduos recicláveis dos orgânicos e rejeitos gerados em sua residência, nos locais de trabalho e de lazer, você está contribuindo diretamente com o aumento da vida útil do nosso aterro sanitário.

*Nunca jogue lixo comum nas caçambas com restos de materiais da construção civil. Você estará contaminando resíduos que podem ser reciclados.

 

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000