URBAM
Prefeitura de São José dos Campos

Urbanizadora Municipal - Urbam

Coleta seletiva

Desde dezembro de 2017, a Coleta Seletiva passou a ser realizada em 100% da área urbana da cidade, além do subdistrito de São Francisco Xavier.

A Coleta Seletiva consiste no recolhimento dos resíduos potencialmente recicláveis disponibilizados pelas residências, comércios, serviços, etc, visando destiná-los para a reciclagem. A população deve separar, acondicionar em sacos plásticos e disponibilizar os materiais recicláveis nos dias e períodos corretos da passagem do caminhão da coleta seletiva na sua rua.

A Coleta Seletiva, que é feita no formato porta a porta, foi implantada em São José dos Campos em 1990. As equipes utilizam caminhões compactadores e o serviço é feito de 1 a 3 vezes por semana, conforme a densidade demográfica e o volume de materiais gerados em cada bairro ou região.

Todos os resíduos oriundos da Coleta Seletiva são destinados ao Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam localizada no Jardim Torrão de Ouro, em São José dos Campos. O Centro de Triagem é operado pela Central de Cooperativas de Catadores que é responsável pela triagem manual destes resíduos da Coleta Seletiva e a comercialização dos materiais recicláveis gerando trabalho para os cooperados e renda para cerca de 100 famílias.

A Coleta Seletiva a contribui para a reciclagem, que por sua vez proporciona a economia dos recursos naturais que seriam usados na fabricação de novos produtos, contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos no Aterro Sanitário (aumentando sua vida útil), e também colabora para a geração de renda às Cooperativas de Catadores, promovendo a inclusão social.

Veja alguns exemplos do que pode ser separado para a coleta seletiva

Vidros: garrafas, copos, frascos de perfume, potes de alimentos, jarros, vidros de remédios vazios, produtos de limpeza, etc. OBS: cacos de vidro e vidros provindos de portas, janelas e vitrais não são recicláveis.

Metais: Latas de refrigerante, cerveja, óleo, extrato de tomate, alimentos em conserva e outros desde que estejam limpos,marmitex, fios, chuveiros, conexões e demais objetos contendo alumínio, cobre, bronze, ferro e outros metais

Plásticos: garrafas PET, embalagens de alimentos, de produtos de limpeza e higiene, copos descartáveis, sacos plásticos, sacolas de supermercados, brinquedos quebrados, plásticos em geral (cano, tubo, balde etc).

Papéis: papéis em geral, jornais, revistas, papelão, sacolas de lojas, caixas de ovos, embalagem Longa Vida, embalagem de sabonete, pasta de dente, etc.

Isopor

Obs: Você pode acondicionar os diferentes tipos de materiais recicláveis limpos em um mesmo saco plástico. Feche-o bem e o disponibilize para a coleta seletiva, no dia da passagem do caminhão na sua rua.

Não se confunda. Alguns materiais não são recicláveis e por isso devem ser colocados junto com os resíduos comuns ou sempre que possível, devem ser reaproveitados. Veja alguns exemplos:

Fraldas descartáveis, papel higiênico, guardanapos, esponjas, porcelanas, louças, vidros de janela, espelho, parabrisa de carro, cristal, fotografias, papéis sujos, papel carbono, etiquetas, fita adesiva, fita crepe e outros.

Reclamações:

Phone156 - segunda à sábado das 6h às 22h e aos domingos das 8h às 20h.

Phone(12) 3944-1000 - segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados e feriados, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Saiba mais sobre:

Quando vai acontecer a coleta na sua rua.
Coleta Comum
Coleta Seletiva

Modernização e Humanização da Coleta

Fale conosco

Urbam - Tel:(012)3908 - 6000