Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr

Urbam mantém viveiro com mais de 4 mil mudas para arborização

Data da publicação: 10/01/2020

Viveiro é atração do Lixo Tour

A Urbam (Urbanizadora Municipal) mantém um viveiro com mais de 4 mil mudas de plantas de mais de 20 espécies nativas da mata atlântica e cerrado na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos.

Localizado em área de preservação ambiental, o viveiro é mais uma demonstração das boas práticas em área próxima ao aterro sanitário. O objetivo é manter mudas para utilização nos plantios compensatórios da Urbam. Espécies frutíferas, que atraem diversos tipos de aves, são utilizadas em  reflorestamento de matas ciliares, áreas verdes e áreas de preservação ambiental. As mudas de Chá de Bugre, Pau Viola, Aroeira Pimenteira, Ipês, Canafístula, Farinha Seca, Pau Brasil, Manacá da Serra, Araucária, Jacarandá, Capororoca, Capixingui, Saguaragi, Ingá, Tamboril e algumas frutíferas como: Araçá, Guabiroba, Cambuçí, Pitanga, Uvaia e Jaracatiá são fornecidas pela CESP (Companhia Energética de São Paulo (CESP de Paraibuna), por meio de parceria.

As mudas chegam com cerca de 20 cm sendo cuidadas por um período de cinco meses a um ano até atinjam uma altura de 60 cm a 1 m de altura para o plantio, dependendo de cada espécie. Elas estão divididas entre pioneiras (crescimento rápido) e secundárias (desenvolvimento mais lento e porte maior).

O trabalho de compensação ambiental é realizado sempre que existe a necessidade de supressão de alguma árvore, respeitando a legislação que exige o plantio de 25 mudas para cada espécie nativa suprimida e 10 mudas para cada espécie exótica. É de grande importância para a manutenção da diversidade de espécies nos ambientes urbanos e na preservação de rios e nascentes da cidade.

O viveiro é uma das atrações do trabalho de educação ambiental da Urbam, sendo um dos pontos de visitação do Lixo Tour.

 



Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr