PROGRAMAS

Saiba mais informações sobre as campanhas da Urbam!

Funcionários da URBAM realizando o serviço de capina

Lixotour

A Urbam implantou um programa participativo de educação ambiental, que inclui um novo Museu Interativo do Lixo com apelo na sustentabilidade e que agora funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados.

O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. Além da interatividade, ele possui diversas atrações. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades, como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases desses materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados, entre outras. A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico reciclado.

O Programa Lixo Tour foi totalmente reformulado com abordagens mais dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Após palestra na Sala de Educação Ambiental é realizada visita guiada ao novo Museu do Lixo, ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, ao Aterro Sanitário, ao Viveiro de Mudas, à Lagoa de Chorume e à Central de Biogás. Os visitantes também têm acesso à Recicloteca, onde aprendem a fazer brinquedos e objetos a partir de matérias recicláveis.

O museu fica na Estrada Municipal José Augusto Teixeira, nº 400, Jardim Torrão de Ouro 2.

Meu condomínio recicla

Foi implementado nos prédios públicos de São José dos Campos. Por meio de agendamentos foram promovidas palestras de treinamento com a Agenda A3P do município a fim de despertar a consciência ambiental e promover a destinação adequada de resíduos sólidos nestes locais. Além disso foi implantada a coleta seletiva nestes prédios, incluindo a cessão dos contêineres plásticos de 240 litros nas cores azul (reciclável) e marrom (coleta comum).

Nós fazemos a nossa parte

Nós fazemos a nossa parte

É um programa cujo público alvo são os moradores de condomínios, loteamentos e associações de moradores. Seu objetivo é implementar a melhoria na segregação dos resíduos nestes locais para minimizar a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário e aumentar o volume de materiais recicláveis enviados ao Centro de Triagem. Serão premiados os condomínios que atingirem melhores níveis de separação dos resíduos podendo receber o nosso SELO VERDE, após julgamento de comissão avaliadora. Os premiados certamente terão melhor valorização na cidade junto às administradoras de condomínios, imobiliárias e população em geral.

Nós fazemos a nossa parte