Joseense elege coleta de lixo como melhor serviço
Data da publicação: 07/12/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos
Foto:
Pelo segundo ano consecutivo, a coleta de lixo em São José dos Campos manteve resultados acima da média das CGPs (Cidades de Grande Porte), chegando a patamares sempre próximos do nível mais alto de satisfação na pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
As cidades avaliadas pela Indsat foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
O grau de excelência da coleta se destacou no segundo trimestre por atingir 794 pontos, apenas seis pontos abaixo do maior grau. Com avaliações similares no período destacado, a limpeza pública também se manteve acima da média das CGPs, encerrando 2022 com 762 pontos e Alto Grau de Satisfação na Indsat.
No mês de setembro deste ano, o serviço ficou 50 pontos acima das CGPs, que receberam 712 pontos nas pesquisas. Na análise da aprovação do desempenho do serviço, a Limpeza registrou resultados favoráveis nas pesquisas do 2º trimestre, alcançando 86% entre a população com mais de 50 anos.
A pesquisa desenvolvida pela Indsat contou com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum (feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos) e demais coletas realizadas pela Urbam: coleta seletiva, coleta de limpeza urbana, coleta de resíduos de serviços de saúde, de eletroeletrônicos, de pequenos animais mortos, de pilhas e baterias, entre outras. A Urbam é responsável pelas destinações ambientalmente adequadas desses resíduos.
Limpeza Pública
A pesquisa mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado.