Urbam inicia geração de energia a partir do biogás do aterro sanitário

Data da publicação: 15/02/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) iniciou a geração de energia a partir do biogás captado no aterro sanitário de São José dos Campos.  A Unidade de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás (UGEEB) é composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros). O objetivo é compor a matriz verde energética planejada pelo município.

Serão 974 instalações que obterão créditos, ou seja, abatimento nas contas de energia dos prédios públicos pelo período de 60 meses. O valor do contrato é R$ 20,168 milhões. A iniciativa com o biogás tem previsão de economizar R$ 15 milhões no custeio de energia, ou seja 36,7 % nas contas.

O biogás, fonte versátil e sustentável de energia, pode ser utilizado para a geração de eletricidade com forte compromisso com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Biogás

Desde 2008, todo o gás captado no aterro sanitário da cidade era queimado e eliminado na Central de Tratamento de Biogás, deixando de poluir a atmosfera.

O biogás é resultado da decomposição do lixo que está confinado no aterro, e é composto principalmente pelo gás metano (CH4), 21 vezes mais impactante na atmosfera que o dióxido de carbono (CO2) e em mínimas proporções pelo gás sulfídrico (H2S), causador de odores desagradáveis, oxigênio (O2), além de outros. Agora passa a ser reaproveitado.