Criação do Departamento de Compliance
Data da publicação: 31/10/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos
Foto: Divulgação Urbam
Compliance, termo inglês, traduzido para o português, refere-se ao conjunto de normas, regulamentos e práticas que garantem que uma empresa ou organização esteja em conformidade com leis, regulamentos e políticas internas, com o objetivo de evitar fraudes, práticas ilícitas e garantir a ética por todos os colaboradores da empresa.
A Urbam desde 2019 trata os aspectos de Compliance através das atividades e atribuições de todos os departamentos e setores, com especiais ações concentradas no setor de Controle Interno e Departamento de Auditoria Interna, com observância à Ética, Ambiente de Trabalho, Responsabilidade Socioambiental, Políticas contra Corrupção, Conformidade com a Legislação, Proteção de Dados e Compliance Ambiental.
A partir de agora, a Urbam implantou o Departamento de Compliance personalizando seu atendimento de acordo com a lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, em seu Art. 9o, assim como nos Artigos 126, 133 e 136 do Capítulo XI do Estatuto Social de sua constituição, elevando o robustecimento das ações necessárias exigidas pelos aspectos de compliance, com foco exclusivo, na observância dos procedimentos aplicados e na implementação de políticas de integridade, treinamentos, auditorias e mecanismos de controle interno, assegurando que todos os colaboradores sigam as diretrizes estabelecidas.
Compliance é especialmente importante em todos os setores da empresa considerando o valor agregado dos elementos que compõem seus pilares como: Governança, Avaliação de Riscos, Políticas e Procedimentos, Treinamentos e Comunicação, Monitoramento e Auditoria, Resposta à Violação e Melhorias Contínuas, no estabelecimento de um ambiente de trabalho ético e na minimização dos riscos legais e reputacionais.