Programa Lixo Tour apresenta nova exposição

Data da publicação: 29/11/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A Urbam inaugurou a exposição " Atitude que Salva” no Museu do Lixo. A mostra objetiva a reflexão sobre o impacto do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. O papel de bala, o plástico e a garrafinha que parecem “tão inofensivos” quando jogados nas ruas e calçadas podem percorrer longos caminhos até afetar os ecossistemas marinhos com consequências devastadoras para a fauna e flora do planeta.

A exposição ainda conta com um gráfico em formato de "lixômetro", que quantifica os resíduos encontrados nas praias e correlaciona essa informação com o número de tartarugas que morrem devido à ingestão de plásticos. Este gráfico serve como um poderoso alerta para a urgência de se repensar que “não existe fora”. O lixo que jogamos no chão será confundido com alimentos e ingeridos pelos animais que vivem neste ecossistema.

A visita à exposição convida os cidadãos a refletirem sobre as repercussões globais das ações locais. Cada ato de descarte irresponsável tem um impacto direto no meio ambiente, e só por meio de uma mudança nas atitudes individuais e coletivas podemos começar a mitigar esse problema. Assim, a mensagem central da mostra é clara: o descarte responsável de resíduos é fundamental para a preservação do nosso planeta e para a proteção dos ecossistemas marinhos.

A exposição está aberta ao público que participa do Lixo Tour, sendo opção para as famílias no período de férias escolares. A solicitação de agendamento é feita no site da Urbam neste link.

O Lixo Tour proporciona oportunidade de aprendizado e conscientização por meio de imersão e engajamento - um convite à ação e oportunidade de aprendizado e conscientização.