São José dos Campos terá ecopontos para reciclagem de vidros
Data da publicação: 09/09/2025 - Tempo de leitura: 4 minutos
Foto: Divulgação
São José dos Campos dá mais um passo importante rumo à sustentabilidade com a implementação de 45 ecopontos exclusivos para a coleta e reciclagem de vidros em vias públicas e nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). A iniciativa faz parte de um projeto que visa incentivar a logística reversa e promover a economia circular, integrando o poder público, empresas e a população em um esforço coletivo pela preservação ambiental.
A MASSFIX Comércio de Sucatas de Vidros Ltda é a vencedora do chamamento público realizado pela Urbam para implantar os contentores verdes. Cada unidade deverá ter capacidade de 3 m³ (metros cúbicos) para receber materiais como copos, garrafas, frascos, recipientes diversos e cacos/fragmentos de vidro.
A previsão é que os 45 ecopontos sejam instalados em pontos estratégicos da cidade em um prazo previsto de 6 meses, com início previsto em outubro de 2025, facilitando o acesso da população e incentivando a separação correta dos resíduos.
Logística reversa e economia circular
O projeto está alinhado aos princípios da logística reversa, que possibilita o retorno de embalagens para o ciclo produtivo, o que contribui para o aumento da reciclagem de vidro no país e, consequentemente, para a redução do descarte inadequado no meio ambiente.
A economia circular busca reinserir os materiais no processo produtivo, reduzindo a geração de resíduos e o consumo de matérias-primas virgens (que o vidro reciclado substitui a necessidade de extração de matérias-primas como areia, calcário e barrilha). O vidro é 100% reciclável e infinitamente reutilizável sem perda de qualidade.
Educação ambiental e participação da comunidade
Para garantir o sucesso da iniciativa, será realizada campanha de educação ambiental, voltada para moradores, comerciantes e restaurantes da cidade. A ação terá como foco principal conscientizar sobre a importância da separação do vidro, os impactos positivos da reciclagem e os cuidados necessários para evitar acidentes.
A Urbam reforça que a participação de cada cidadão será fundamental para o sucesso do projeto.
Benefícios econômicos e sociais
O projeto também traz benefícios econômicos para o município. Todos os custos com a coleta, transporte e destinação do vidro reciclável serão de responsabilidade da empresa.
Com o aumento da reciclagem, espera-se reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil.
Outro ponto importante é a redução de riscos de acidentes com coletores e cooperados, já que o vidro separado corretamente evita cortes e lesões, garantindo mais segurança e dignidade no trabalho dos profissionais da cadeia de resíduos.