Novos ecopontos para descarte de vidro começam a ser instalados

Data da publicação: 07/11/2025 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: PMSJC

Os novos ecopontos para coleta e reciclagem de vidro já estão chegando em São José dos Campos. A instalação será feita a partir da próxima sexta-feira (14), com um evento de inauguração que será realizado no Mirante Mário Galvão (Deck da Anchieta) a partir das 9h.

A ação faz parte do programa “Vidro Vira Vidro”, que integra poder público, comerciantes locais e a população em um esforço conjunto para incentivar a logística reversa e fortalecer a economia circular no município.

As unidades ficarão em pontos estratégicos, próximos a estabelecimentos e possuem capacidade de 3m³ para o descarte de copos, garrafas, frascos, recipientes diversos e cacos ou fragmentos de vidro. As primeiras instalações serão realizadas na região central e, posteriormente, seguirão para os demais bairros da cidade, gradualmente até o primeiro trimestre de 2026.

Responsável pela coleta do vidro, a MASSFIX Comércio de Sucatas de Vidros Ltda foi a ganhadora do chamamento público aberto pela Urbam. A empresa ficará responsável por recolher e destinar o material para a reciclagem.

Participação da comunidade

As equipes de Educação Ambiental da Urbam já iniciaram as ações de conscientização em bares e restaurantes. Desde esta quinta-feira (6) estão orientando os estabelecimentos sobre o novo modelo de descarte de vidro. O objetivo é garantir que a população e o setor comercial estejam alinhados ao uso correto dos ecopontos.

Além das orientações sobre o descarte adequado, também serão informados os materiais que não podem ser colocados nos ecopontos, como cristais e porcelanas, telas de TV, cerâmicas, louças e lâmpadas.

A Urbam reforça que a participação de cada cidadão será fundamental para o sucesso do projeto.

Contribuição e sustentabilidade

O programa está alinhado aos princípios da logística reversa e economia circular, que possibilita o retorno de embalagens para o ciclo produtivo, o que contribui para o aumento da reciclagem de vidro no país e, consequentemente, para a redução do descarte inadequado no meio ambiente.

A economia circular busca reinserir os materiais no processo produtivo, reduzindo a geração de resíduos e o consumo de matérias-primas virgens (já que o vidro reciclado substitui a necessidade de extração de matérias-primas como areia, calcário e barrilha). O vidro é 100% reciclável e infinitamente reutilizável sem perda de qualidade.

Além dos benefícios para o meio ambiente, a ação também contribui no combate a bebidas falsificadas ao limitar o acesso a embalagens de vidro por conta do descarte correto e direcionado.