Urbam realiza homenagem aos agentes ambientais

Data da publicação: 13/05/2020 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Divulgação/Urbam

A Urbam realiza nesta sexta (15) homenagem aos agentes ambientais em comemoração ao dia 16 de maio - Dia dos Agentes Ambientais (Dia do Gari).

Os agentes ambientais da varrição e dos serviços de coleta feitos pela Urbam serão homenageados com um kit de lanche nas entradas dos turnos, de forma organizada para não haver aglomerações. Neste sentido, os horários de entrada destes profissionais já estão alterados deste o início da pandemia do COVID-19, com meia hora de intervalo para separar as equipes nos vestiários e na saída da frota.

Fábio da Silva de Oliveira e Soraia Aref trabalham em dupla na varrição de ruas na região sul da cidade. Eles têm a dimensão da importância do trabalho ainda mais essencial neste momento da pandemia do COVID-19. “É gratificante saber que estamos contribuindo para a saúde das pessoas e também para a qualidade do meio ambiente. Não gosto de ver nenhum papel na rua que já quero limpar”, ressalta Fábio.

“Nosso trabalho deixa a cidade mais saudável e, com certeza melhora a vida das pessoas”, lembra Soraia.

Além dos agentes ambientais da varrição, as equipes da Urbam realizam diversos serviços de coleta de resíduos: seletiva, eletroeletrônicos, resíduos de serviços de saúde, inservíveis, entre outras.

A Urbam reconhece e agradece a dedicação dos agentes ambientais neste trabalho essencial para a saúde e qualidade de vida dos joseenses, principalmente neste momento da pandemia.

Agentes Ambientais

Em 2007, os funcionários da limpeza pública da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do trabalhador da limpeza urbana, que mantém a cidade limpa, colaborando para a saúde e a qualidade de vida da população, além da preservação ambiental.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca o apoio da sociedade na valorização do trabalho desenvolvido por eles.

 

Como a população pode colaborar

- Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do morador.

- Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima.

- Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e as deposite nas lixeiras.

- No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais.

- Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada.

- Embale adequadamente os cacos de vidros para não ferir os coletores.

- Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para a entrega gratuita desses resíduos.

- Não coloque equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem um serviço gratuito de recolhimento nas residência. Agende pelo 156.

- A Urbam recolhe pequenos animais mortos em residências e nas ruas. Agende pelo 156.