Medidas de prevenção ao COVID-19 adotadas pela Urbam

Data da publicação: 21/05/2020 - Tempo de leitura: 16 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

A Urbam adotou várias medidas de prevenção ao coronavírus, muitas delas desde o início da pandemia.

O álcool gel está disponível de forma individual ou coletiva para todos os funcionários, assim como cartazes com as orientações sobre a forma correta de lavar as mãos e sobre o uso obrigatório de máscaras.

Funcionários com 60 anos ou mais e que desenvolvem suas atividades na rua, como os da varrição, coleta seletiva, cata-cata, manutenção geral incluindo iluminação pública, cemitérios, limpeza de bocas de lobo, valas, e obras em geral, tiveram férias de 30 (trinta) dias, a partir de 23 de março. Os funcionários com 60 anos ou mais que trabalham nos setores internos, assim como os funcionários do grupo de risco para a atual pandemia, assim consideradas as grávidas, diabéticos, hipertensos, insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica, doença cardiovascular, além de outras conforme protocolos sanitários e/ou restrição também tiveram férias a partir de 25 de março, independente de terem o período aquisitivo para o gozo das mesmas.

Os funcionários que prestam serviços administrativos diretamente nas secretarias (com exceção dos lotados na Secretaria de Saúde, Secretaria de Proteção ao Cidadão, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Secretaria de Mobilidade Urbana -Divisão de Operação de Mobilidade e Secretaria de Manutenção da Cidade) através de contratos de prestação de serviços seguiram a determinação da prefeitura e entraram em férias de 30 (trinta) dias, em dois grupos: 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 25 de março (quarta-feira) e 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 27 de abril. Os demais permaneceram em suas atividades, tendo em vista que a Urbam presta serviços essenciais para a cidade de São José dos Campos.

Após este período, considerando as orientações do Decreto Municipal declarando Emergência em decorrência da pandemia do COVID-19 e visando a manutenção dos serviços essenciais para garantir os serviços básicos aos munícipes, com a devida proteção à saúde dos funcionários:

1-  Os funcionários com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos fizeram a opção se desejariam gozar de mais 30 (trinta) dias de férias antecipadas mesmo que não tenham férias vencidas disponíveis ou se retornariam ao trabalho.

2- Os funcionários que se declararam do grupo de risco para a atual pandemia, permanecem em férias por mais 30 (trinta) dias, antecipadas mesmo que não tenham férias vencidas disponíveis. Para tanto, o funcionário confirmou a situação de grupo de risco ou retornou ao trabalho ao final daquele período de férias.

Já no dia 22 de março, foram adotadas as seguintes medidas:

  1. Cada turno de trabalho foi dividido em duas partes com intervalo de meia hora para separar as equipes nos vestiários e na saída da frota.
  2. No final dos turnos e nos intervalos entre as trocas de turnos, as cabines e os estribos dos caminhões são higienizados com produtos sanitizantes.
  3. Nos refeitórios na Sede, Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, Pontos de Apoio da Varrição e demais setores onde há refeitórios, as mesas foram mais espaçadas e colocadas menos cadeiras com menor número de pessoas seguindo intervalos de 15 a 20 minutos por grupo.
  4. Todas as atividades que impliquem aglomeração de pessoas foram suspensas (ginástica laboral, intervalos de refeições em áreas de convivências, praças, etc.).
  5. Higienização geral dos dedos e mãos após a leitura biométrica do relógio de ponto.
  6. Disponibilização de ponto de água com sabão e recipientes com álcool gel em todos os postos de trabalho. Higienização das mãos antes, durante e depois dos turnos de trabalho.
  7. Disponibilização de todos os equipamentos de segurança.
  8. As equipes de coletas devem trabalhar em ritmo e qualidade de serviço normais até concluírem seus setores de coletas e assim poderão bater seus pontos e retornarem às suas casas sem a necessidade de aguardar na empresa gerando aglomerações, pois o restante das horas de conclusão do turno são abonadas.
  9. Protocolos especiais já foram implantados na funerária e nos cemitérios.
  10. Os cursos do programa Urbam Talents foram suspensos.

Todos os EPIs necessários, de acordo com a lei, sempre foram e continuam sendo fornecidos, dependendo da área de atuação de cada trabalhador tais como máscaras para seus colaboradores que atuam nas áreas com exposição permanente aos contaminantes: Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde, Serviços Funerários, Cemitérios, Lavagem de Veículos, Higienização de Pontos de ônibus e entornos de Unidades de Saúde.

No entanto, reforçamos que máscaras e luvas cirúrgicas não devem ser utilizadas indiscriminadamente. Seu uso deve ser reservado aos agentes de saúde ou àqueles que apresentarem sintomas da COVID-19. De acordo com a OMS, entregar estes materiais para quem não precisa e não sabe como utilizar, resultará no uso indevido trazendo risco para a pessoa não contaminada, sem falar que causará um desabastecimento e faltará para quem realmente precisa usar.

Mais ações

Além das medidas citadas acimaa Urbam tem adotado várias outras ações de prevenção. A marcação de ponto passou a ser feita com o crachá, além da opção da digital e há cartazes orientando para se evitar aglomerações no momento da entrada e saída do registro de ponto.

Foi feita marcação de solo para que os funcionários respeitem a distância de dois metros entre um e outro antes de marcar o ponto. O álcool gel está mantido nos setores e próximo aos relógios de pontos. É feita a medição da temperatura corporal por meio de termômetros em sistema de revezamento nos setores.

Foram fixados cartazes nas copas e em vários locais com avisos para que se evitem aglomerações. Nos refeitórios da Sede e da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos foram fixados cartazes com as orientações sobre a limpeza das mãos, a distância entre os funcionários e para que não conversem enquanto se servem.

Como parte da ampliação de medidas para proteger as pessoas de contágio com o Coronovírus, a Urbam instalou vidros em balcões de atendimento na Funerária, Cemitérios e Sede. A iniciativa visa dar proteção para todas as pessoas que recorrem aos locais de atendimento, tanto para os munícipes, quanto para os funcionários.

Ações de higienização de veículos e equipamentos de trabalho foram intensificadas. Antes e após a direção dos veículos é orientado que se lave as mãos e faça a higienização da direção, câmbio, maçaneta e freio de mão.

Os carrinhos da varrição estão sendo lavados e higienizados. A lavagem e higienização das frotas da Funerária e dos veículos da coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) foi intensificada com desinfecção com um produto à base de quaternário de amônio de quinta geração, o mesmo usado durante a pandemia na China, com efeito residual de vários dias. Além da limpeza constante, é feita semanalmente a desinfecção dos velórios da Funerária e dos cemitérios e outros setores também com o mesmo produto.

Ainda referente ao transporte coletivo, foi reduzido pela metade o número de funcionários transportados nas vans, sempre com o cuidado de se sentarem distantes uns dos outros.

Sempre que possível, as reuniões são feitas por vídeo-conferência.

Foram instalados tanques para higienização das mãos com água e sabão nos caminhões da coleta seletiva e dos caminhões que transportam funcionários no contrato da AMC. 

A Urbam continua tomando atitudes alinhadas com a Prefeitura de São José dos Campos para diminuir os índices de contaminação da população em geral.

Kit de proteção individual

No dia 23/04, a empresa distribuiu kits individuais de proteção ao COVID-19 aos funcionários que trabalham nas ruas onde não há disponibilidade frequente de água e sabão e dificuldade de acesso ao álcool em gel coletivo. O kit contendo um frasco de álcool em gel individual e máscaras caseiras com embalagens para guardá-las (uma para colocar a máscara limpa e outra para a máscara usada). 

Máscaras domésticas

A Urbam distribuiu, entre os dias 5 e 6 de maio, um total de 24 mil máscaras domésticas- sendo 8 para cada funcionário para que possa usar 4 ao dia (uma a cada 2 horas). Mais de 2 mil já haviam sido distribuídas, totalizando mais de 26 mil máscaras entregues.

A Urbam insiste que as máscaras caseiras aumentam os riscos de contaminação se a pessoa levar a mão contaminada à máscara. Ela diminui a possibilidade de contaminação de terceiros, caso quem a esteja usando esteja contaminado.  

O uso de máscaras domésticas não substitui em hipótese alguma todas as outras medidas de higienização tais como a lavagem das mãos, etiqueta da tosse e distanciamento social.

Desde o início da pandemia, a Urbam tem feito intensa campanha no aplicativo Urbam Digital e também por meio de cartazes, além das mídias sociais, sobre o uso e limpeza correta das máscaras, ações de distanciamento social e sobre os sintomas e o atendimento médico (grande parte de nossos funcionários possui convênio médico), entre outras.

Ações adotadas a partir de dia 22 de maio de 2020

Considerando as orientações do Decreto Municipal declarando Emergência em decorrência da pandemia do COVID-19 e visando a manutenção dos serviços essenciais para garantir os serviços básicos aos munícipes, com a devida proteção à saúde dos funcionários, comunicamos que:

1-  Os funcionários com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos poderão optar por mais 15 (quinze) dias de férias antecipadas mesmo que não tenham férias vencidas disponíveis ou se retornarão ao trabalho.

2- Os funcionários que se declararam do grupo de risco para a atual pandemia, permanecerão em férias por mais 15 (quinze) dias, antecipadas mesmo que não tenham férias vencidas disponíveis. Para tanto, o funcionário deverá acessar o RH Net com sua matrícula e senha, para confirmar que continua pertencendo ao grupo de risco. Se não fizer a confirmação, retornará ao trabalho ao final do atual período de férias.

3- Os funcionários que prestam serviços administrativos diretamente nas secretarias (com exceção dos lotados na Secretaria de Saúde, Secretaria de Proteção ao Cidadão, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Secretaria de Manutenção da Cidade e Secretaria de Mobilidade Urbana -Divisão de Operação de Mobilidade) através de contratos de prestação de serviços seguirão a determinação da prefeitura e serão colocados em férias de 15 (quinze) dias, em dois grupos: 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 27 de maio e 50% (cinquenta por cento) dos funcionários a partir de 15 de junho.

Estamos preocupados com a saúde e bem-estar de todos nossos funcionários e da população em geral.