Pontos apagados de iluminação pública são praticamente zerados

Data da publicação: 07/08/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

São José dos Campos conta com apenas 40 chamados abertos no sistema 156 de pontos de iluminação apagados nas vias públicas. No início da atual gestão em 2017, havia 3 mil pontos apagados. Este número praticamente zerou.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) atua diariamente durante 24 horas por dia desde 2017 para realizar os atendimentos de manutenção da iluminação na cidade. No primeiro semestre de 2018 foram atendidos 10.400 pontos de iluminação pública apagados. Neste mesmo período em 2019 foram feitos 6.300 atendimentos. Este ano, foram atendidos 3.300 chamados. As solicitações são atendidas por meio do sistema 156.

Instalação de LEDs

A Urbam já instalou mais de 56 mil luminárias de LED na cidade em 100% das vias públicas urbanas. O serviço foi concluído em 288 bairros inteiros e atualmente se concentra na zona rural.

Doze bairros rurais da região norte estão recebendo a iluminação de LED (Taquari, Bengalar, Bonsucesso, Recanto Caetê, Costinha, Guirra, Jaguari, Santo Agostinho, São João, Sobrado, Turvo e Vera Cruz).

Os 12 bairros rurais foram incluídos no projeto Iluminar de modernização da iluminação pública que inicialmente previa a implantação de LED no perímetro urbano da cidade. Finalizando essa etapa, a programação segue para condomínios fechados.

O uso de LEDs traz mais segurança para os moradores, gera economia de recursos para o município e ganho ambiental com a redução do consumo de energia.