Urbam faz treinamento de servidores para a reciclagem

Data da publicação: 15/02/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

Não basta introduzir a conscientização sobre a separação e destinações corretas dos resíduos para uma população. É preciso que os órgãos públicos façam a sua parte. Com essa visão, a Urbam (Urbanizadora Municipal) criou o programa de educação ambiental “Nós fazemos a nossa parte”.

Num primeiro momento, foi feito o diagnóstico da gestão de resíduos sólidos em 276 departamentos da Prefeitura de São José dos Campos, em todas as secretarias e fundações. Em alguns, a Urbam identificou a necessidade da troca ou instalação de contêineres diferentes para o depósito de materiais recicláveis e dos resíduos comuns. A partir daí, foram realizados treinamentos online e presencial sobre a separação correta dos resíduos abrangendo todos os departamentos para os multiplicadores das ações.  

Foram feitos 84 treinamentos envolvendo mais de 3.900 pessoas. Para os departamentos que respeitarem todas as ações inseridas no treinamento será concedido um selo verde.

O programa “Nós fazemos a nossa parte” está inserido na Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida pela sigla A3P (do Ministério do Meio Ambiente), que trata da responsabilidade socioambiental nas atividades do poder público.  

A Urbam espera obter progressos contínuos com relação ao lixo reciclável, que contribui na geração de renda e na inclusão social dos catadores que vivem da reciclagem, além da diminuição dos impactos ambientais.