Sanitização contra vírus é feita 15 horas por dia

Data da publicação: 19/02/2021 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Adenir Brito/PMSJC

Usando macacão branco, máscara e luvas de segurança, Wellington Luiz de Oliveira, 36 anos, chama a atenção onde chega. O pulverizador de um produto químico esterilizante se tornou seu instrumento de trabalho no importante combate ao covid-19. A rotina se inicia às 7 horas nas atividades de sanitização realizadas pela Urbam em área hospitalar, escolas, prédios, pontos de ônibus e áreas públicas.

O serviço consiste na aplicação de produto químico à base de quaternário de amônia de quinta geração, um tipo de desinfetante que se tornou famoso por ter sido usado na China no início da pandemia e que esteriliza ambientes contaminados por vírus, fungos e bactérias. Ele possui efeito residual de pelo menos uma semana.

“É gratificante poder auxiliar no combate a esta pandemia. Tenho orgulho e meus filhos admiram o que faço ”, relata Wellington.

As ações foram iniciadas em março de 2020. A rotina intensa começa às 7 horas e termina às 22 horas, de segunda a sábado - com quatro equipes em dois turnos de trabalho. A atividade complementa os serviços de limpeza, coletas de lixo e manutenção da cidade, importantes para a saúde e qualidade de vida da população joseense.

Roberto Carlos, 55 anos, presta apoio na atividade desde o começo da pandemia. “É muito importante cooperar neste trabalho e nos sentimos bem quando as pessoas valorizam o que fazemos”.

Os funcionários que atuam nestes serviços foram capacitados para realizar as atividades, protegidos com EPIs (equipamentos de proteção individual) específicos.

Escolas municipais e prédios públicos
A ação contempla todas as escolas municipais, além da sede da Secretaria de Educação e Cidadania, bibliotecas, Museu Interativo de Ciências, galpão da merenda escolar, Cefe e Cedemp, além de prédios municipais.

Hospitais
São desinfetadas como entradas de hospitais públicos e privados: Pronto Socorro da Vila Industrial, Antoninho da Rocha Marmo, Hospital São José, Hospital Santos Dumont, Hospital de Clínicas Sul, Hospital de Clínica Norte, Hospital Regional, Hospital Pró-Infância, Hospital Prontil, Hospital Policlin, Hospital Unimed, Santa Casa, Hospital Pio XII, Hospital Vivale, UPAs e UBSs.

Terminal Central
A ação é feita no Terminal Central e na Estação de Conexão dos Campos de São José (ECO), assim como nos velórios.

Pontos de ônibus
É realizado o serviço de limpeza, lavagem e sanitização dos abrigos de ônibus.


Calçadão da Rua 7

O serviço de lavagem e desinfecção do calçadão é feito quinzenalmente aos domingos.