Equipes da Urbam dão vida e cor aos jardins das escolas municipais

Data da publicação: 16/04/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

Verbena, penta, azulzinha e grama amendoim são algumas das flores que dão vida e cor aos jardins das escolas municipais de São José dos Campos. Além da beleza natural, para a alegria dos alunos, professores e demais profissionais que atuam na educação, o trabalho é gratificante para as equipes de jardinagem e capina da Urbam (Urbanizadora Municipal) que realizam as atividades.

Desde o final de 2020, o trabalho de jardinagem foi intensificado em 57 escolas. Outras 8 receberão o programa ainda em abril. O cronograma atenderá todas as escolas da rede municipal. A líder Karina de Oliveira Anderson explica que depois de realizada a capina e o plantio de flores e grama, as equipes retornam às escolas em forma de revezamento para o serviço de manutenção.

“Estou gostando cada vez mais de dar vida às plantas. A satisfação é ainda maior quando elas servem de ensinamentos para as crianças”, relata o funcionário Jaime Andrade Ribeiro. “Tenho certeza que estes alunos vão incentivar o plantio de flores ou mesmo hortas em casa”.

Jaime tem toda razão, na EMEF Sônia Maria P. da Silva, no Novo Horizonte, o professor de Ciências Adriano Castro criou, juntamente com os alunos, um jardim sensorial. Ele explica que o propósito do jardim vai além da beleza e do visual. “Quando estudamos um determinado grupo de plantas, trago os alunos para visualização aqui no jardim. Aqui os alunos já acompanharam, por exemplo, o ciclo reprodutivo das borboletas”. Ele acrescenta que o jardim foi concebido em conjunto com os alunos. “É feito também um projeto sobre os cinco sentidos usando os recursos do jardim na semana da arte”, explica.

O projeto aproveita materiais recicláveis como pallets e garrafas plásticas para confecção de vasos. “Não precisa ser nada caro para ficar bonito e organizado. Dá para reutilizar muita coisa”, incentiva o professor. As equipes da Urbam estão cuidando para manter o jardim limpo e florido.

Na EMEF Professora Palmyra Santanna, na Vila Industrial, os jardins já estão bem floridos. Funcionário da Urbam há 12 anos, Aparecido Olívio Gomes também acha prazeroso cuidar dos espaços públicos. “Fazemos o melhor possível. É muito gratificante poder agradar ao público e ver tudo florido”.