Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr

Obras de travessias elevadas avançam na cidade

Data da publicação: 26/04/2021

As travessias elevadas e as rampas de acessibilidade vão transformando as ruas e calçadas da cidade em locais mais seguros para os idosos, crianças, cadeirantes e pedestres em geral. Também conhecidas como “lombofaixas”, elas são executadas, prioritariamente, em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde.

As equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) concluíram a construção de mais uma travessia. Desta vez, na Rua Sol Nascente, no Jardim Oriente, na região sul da cidade. Nas proximidades está a UBS Resolve, igreja e comércios. Ao todo, no atual contrato, são 15 travessias em todas as regiões da cidade. Destas, 10 foram concluídas. Na segunda (26), iniciam outra na Rua Santo Inácio de Loyola, também no Jardim Oriente.

Sílvio dos Santos Moreira é morador do bairro e reforça a importância da travessia no local. “Este é um ponto onde muitas pessoas atravessam a rua para ir à UBS, à igreja ou mesmo às lojas. Agora será muito mais seguro, pois o carro precisará parar para as pessoas atravessarem”.

Garantir a segurança das pessoas enche de orgulho a equipe da Urbam que realiza as obras. Em seis dias eles concluem uma travessia. “Esta rua é bem movimentada e neste bairro tem muitos idosos. Eles andam mais devagar, então é importante uma obra assim. Já fizemos muitas próximas às escolas também”, lembra o funcionário Anderson Lopes.

O funcionário José Carlos de Souza já ajudou a construir muitas travessias elevadas e rampas de acessibilidade. “Se é para melhorar a vida das pessoas e garantir mais segurança, a gente fica contente”.

Segurança do pedestre

A implantação das travessias é planejada pela Secretaria de Mobilidade e visa aumentar a segurança do pedestre no trânsito. Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (art. 70, cap. IV), os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

No que se refere à segurança, o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar.

Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada – quase uma extensão delas - também traz melhorias uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê.

Travessias executadas:

Rua Ana Gonçalves da Cunha (Jardim Paulista)

Rua Waldir Gaioso /Rua Martins Pereira (Monte Castelo)

Rua Martins Pereira /Res. Martins Pereira (Monte Castelo)

Rua Orlando Silva (Jardim Nova Detroit)

Rua dos Miosótis (Jardim Motorama)

Rua Josefa Albuquerque dos Santos (Cidade Morumbi)

Rua Serra do Roncador (Jardim Anhembi)

Rua Maricá (Jardim Satélite)

Rua dos Carvalhos (Jardim das Indústrias)

Rua Sol Nascente (Jardim Oriente)

 

 

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Flickr