Coleta de lixo se mantém como melhor serviço da cidade

Data da publicação: 29/04/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

O serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor da cidade em comparação com outros 16 serviços, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Na sequência vêm os serviços de abastecimento de água, iluminação pública, qualidade da água e limpeza pública.

No total, 90% dos entrevistados consideraram o serviço positivo (bom ou ótimo); outros 8% regular e 2% ruim.

A cidade alcançou 791 pontos no levantamento, considerado alto grau de satisfação da população. A pontuação é maior que a da média das cidades de grande porte, que receberam 782 pontos. A comparação é feita com os seguintes municípios: Campinas, Guarulhos, Mauá, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, Jundiaí e Santos.

O serviço continua numa curva crescente de melhoria desde o início de 2017. A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum – feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos (Sustentare), coleta seletiva (Urbam) e coleta de limpeza urbana (Urbam). A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias entre outros e pelas suas destinações ambientalmente corretas.

O levantamento foi realizado pelo INDSAT na segunda semana de abril, com 600 moradores da cidade.

Pesquisa

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

 

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.