Serviço de sinalização viária ganha agilidade

Data da publicação: 03/05/2021 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

A Urbam (Urbanizadora Municipal) completa um ano na operação do serviço de sinalização viária de São José dos Campos no mês de maio. Os serviços de sinalização horizontal e vertical ganharam mais agilidade com os investimentos na modernização dos equipamentos.

De maio de 2020 até abril deste ano foram confeccionadas mais de 31 mil placas de sinalização, além de 76 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 10 mil metros de pintura de defensa, 1,5 mil manutenções realizadas em semáforos, 7 mil manutenções realizadas em prismas, tachas e tachões e mais de 1 mil manutenções realizadas em abrigos de ônibus. Foram adquiridos três equipamentos de pintura de solo além de uma impressora (ploter) para a impressão e confecção das placas.

O setor é composto por quatro equipes na sinalização horizontal, quatro nos abrigos de ônibus, duas na sinalização vertical, duas nas manutenções semafóricas, uma na manutenção em prismas, tachas e tachões, uma na pintura de defensa e uma na confecção de placas, num total de 96 funcionários operacionais.

Antônio Félix da Silva realizava o trabalho manual de recorte das letras para confecção das placas. “Agora a impressão já sai pronta e só precisamos colar a película na placa, o que agilizou muito o trabalho”.

Agilidade

A funcionária Laila Vieira Vargas da Silva é responsável pela impressão das artes. “O trabalho era bem artesanal e conseguimos dar agilidade. O que demorava três dias é feito em poucas horas”. A etapa final é a colagem de uma película antipichação. “É só lavar para recuperar a placa”, comenta. Por lá todas placas são recuperadas. “Lixamos, pintamos e não jogamos nada fora”, constata Félix.

A cidade é conhecida por ser bem sinalizada e organizada e as equipes têm orgulho deste trabalho. A funcionária Alessandra Fernandes S. da Silva vai com um colega abrindo a frente de trabalho ajudando na marcação de solo para que a máquina possa executar a sinalização das faixas amarelas no solo. O trabalho foi feito na última quarta na Estrada Bezerra de Menezes, na região sul. “Realizamos pintura em novas vias e também a manutenção das existentes. É muito bom saber que deixei a via mais segura. Estava bem apagada a sinalização”.

Para Maurício Bernardo Filho é uma satisfação deixar a cidade organizada e mais segura. “É muito bom quando as pessoas reconhecem e agradecem pelo nosso trabalho”.

Paulo da Silva Vicente lembra que a equipe também realiza pintura de faixas de pedestres, estacionamentos, entre outras sinalizações viárias coordenadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.