Paraciclos proporcionam mais segurança aos ciclistas

Data da publicação: 07/05/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

A Urbam (Urbanizadora Municipal) iniciou a instalação de paraciclos em espaços públicos. A estrutura funciona como suporte para bicicletas, onde elas podem ser estacionadas e fixadas com segurança.

O primeiro foi instalado perto do Paço Municipal. Outros 9 estarão disponíveis aos ciclistas. Os próximos a serem instalados serão nos prédios do Hospital Regional, Procon, Terminal Central, CEFE e Poupatempo. A definição do projeto é feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

A estrutura é diferente de um bicicletário, pois estes geralmente são construídos em espaços fechados. Já os paraciclos são estruturas mais simples que permitem apoiar e trancar a bicicleta de forma segura em locais públicos. Cada paraciclo é composto por 5 unidades que comportam até dez bicicletas. 

Ciclovias

Nos últimos anos, São José dos Campos vem ampliando sua malha cicloviária. Os novos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana priorizam a conexão das vias existentes, permitindo que as pessoas possam optar pela bicicleta para fazerem os deslocamentos pela cidade. O município também conta com o sistema compartilhado de bicicletas.