Urbam instala paraciclos em vários pontos da cidade

Data da publicação: 19/05/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

 

A Urbam já instalou paraciclos nas proximidades do Paço Municipal, do Terminal Central e do Poupatempo. Está sendo instalado um também próximo ao Procon. A estrutura funciona como suporte para bicicletas, onde elas podem ser estacionadas e fixadas com segurança em espaços públicos.

Em breve, 10 paraciclos estarão disponíveis aos ciclistas em todas as regiões da cidade. A definição do projeto é feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

A estrutura é diferente de um bicicletário, pois estes geralmente são construídos em espaços fechados. Já os paraciclos são estruturas mais simples que permitem apoiar e trancar a bicicleta de forma segura em locais públicos. Cada paraciclo é composto por 5 unidades que comportam até dez bicicletas. 

Ciclovias

Nos últimos anos, São José dos Campos vem ampliando sua malha cicloviária. Os novos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana priorizam a conexão das vias existentes, permitindo que as pessoas possam optar pela bicicleta para fazerem os deslocamentos pela cidade. O município também conta com o sistema compartilhado de bicicletas.