Reforma de unidades esportivas em todas as regiões

Data da publicação: 20/05/2021 - Tempo de leitura: 6 minutos

Foto: Divulgação PMSJC

As restrições impostas pela pandemia de covid-19 obrigaram a Prefeitura de São José dos Campos a limitar o acesso do público na grande maioria das unidades esportivas. Muitos destes equipamentos só se mantêm abertos para a prática de atividades individuais, como caminhadas, corridas e contemplação, por exemplo.

Mas para melhor receber a população assim que as práticas coletivas forem totalmente liberadas pelas autoridades sanitárias do município, a Prefeitura decidiu investir pesado em reformas e adaptações em vários destes equipamentos, que estão sendo feitas pelas equipes da Urbam, sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

As reformas abrangem unidades em todas as regiões da cidade, como poliesportivos, ginásios, centros comunitários, salões, quadras, piscinas e demais equipamentos públicos utilizados para fins esportivos e convívio social.

Algumas reformas já foram concluídas e outras ainda estão em andamento. Há ainda uma programação planejada para os próximos meses, seguindo cronograma estabelecido junto à equipe de manutenção da Urbam.

Concluídos

Na região norte, os trabalhos já foram concluídos no Centro Comunitário do Alto da Ponte (João Paulo I). No local, a quadra e a área da piscina foram pintadas e os vestiários reformados. Lá também foi construída uma rampa de acesso ao palco, para garantir acessibilidade.

No Centro Esportivo Vale do Sol (Mário Weiss), na região sul, foi feita a pintura da arquibancada e do salão de ginástica e demais dependências, além de instalação de novos brinquedos e substituição da caixa de força.

Na região leste, no Jardim Motorama (SAMA), foi feita a reforma do salão de ginástica (com instalação de novas janelas), troca de portas e batentes dos banheiros, reforma da sala administrativa e cozinha, instalação de tela antivandalismo e pintura geral de toda a unidade.

Em andamento

No momento, estão em andamento as reformas do salão comunitário do Jardim Paulista, da piscina do Jardim da Granja (Escola Maria de Moura Veronese), piscina do Jardim Satélite (Escola Mercedes Carnevalli Klein), Centro Esportivo Casa do Jovem (em Santana) e Parque Ribeirão Vermelho (Urbanova).

O salão do Jardim Paulista está sendo totalmente recuperado, com a reforma do telhado da área da bocha, colocação de grade antivandalismo em todas as janelas, instalação de holofotes ao entorno, aumento do muro e colocação de grades e pintura geral.

Na piscina do Jardim da Granja, os trabalhos contemplam troca de todo o telhado do vestiário e sala de administração, confecção de rampa de acessibilidade, troca do revestimento dos vestiários masculino e feminino, construção de novo banheiro para professores e área para lava-pés.

Na piscina do Jardim Satélite, estão em andamento os trabalhos de pintura geral, troca de portas e batentes da administração, pintura de gradil e substituição do forro.

Na Casa do Jovem, os trabalhos incluem reforma da piscina com substituição do gradil, além de pintura geral de toda a unidade e reforma do telhado.

No Ribeirão Vermelho estão previstas a pintura geral da unidade, instalação de oito mesas de concreto com furo central para fixar guarda sol próximos à portaria dois, manutenção em todas as luminárias, substituição de tampas de caixa de passagem, confecção de dreno na pista de caminhada próximo à portaria dois, troca de batentes nas portas danificadas, elevação de painel de energia na área da piscina vertical, pintura de mesas e bancos do solarium e substituição de calhas.

Próximas etapas

Na programação de reforma para os próximos meses será contemplado o Centro Esportivo Palmeiras de São José, na região sul, que receberá nova pintura, uma cozinha e um almoxarifado. No local, o telhado será reformado e o painel de força realocado.

Outro local que receberá manutenção será o Salão Comunitário do Jardim Interlagos, na região sul, que será totalmente pintado.