Vacinas salvam vidas

Data da publicação: 21/05/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

As vacinas contra a covid-19 salvam vidas. Se você está dentro dos grupos definidos pelo Governo Federal e que estejam na lista da prefeitura de sua cidade, não deixe de tomar a vacina, pois ela é recomendada pelo Conselho Nacional da Saúde, pelos conselhos de Medicina e pela Organização Mundial de Saúde.

Na Urbam, as equipes da coleta de Resíduos de Serviços de Saúde, de cemitérios e funerária já foram contempladas. Alguns foram vacinados pela faixa etária e/ou por comorbidades, além de grávidas e puérperas, que também estão incluídas no grupo de risco. Ressaltamos a importância da vacina, os benefícios e a proteção que ela traz, pois a doença é letal e não existem remédios para a sua cura.

O objetivo da vacina é reduzir o número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela covid-19. Com o tempo, espera-se também reduzir a circulação do vírus. Mas, para isso é importante que você seja vacinado quando chegar a sua vez, pois só os vacinados conseguem proteção para si, seus familiares e os colegas de trabalho. Neste momento, precisamos pensar no coletivo.

Lembramos que, futuramente, é possível que companhias aéreas e de transporte interestadual possam impedir o transporte de quem não foi vacinado. O mesmo pode ocorrer com quem quer participar de concursos públicos, eventos e em matrículas em escolas e demais cursos, entre outras situações.

Aproveitamos para reforçar: mesmo quem já teve a COVID-19 é preciso se vacinar, pois a doença consegue atingir a pessoa mais de uma vez.  Além disso, mesmo depois de vacinado, as medidas sanitárias continuam válidas quanto ao uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Em São José dos Campos novos grupos de indivíduos com comorbidades estão sendo vacinados nesta sexta (21) nas faixas etárias entre 45 e 46 anos. Gestantes e puérperas com mais de 18 anos também estão sendo vacinadas.

Confira a vacinação: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/vacinacao/