Rapidez e atenção na coleta de animais mortos

Data da publicação: 27/05/2021 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

A rapidez e a atenção dada aos moradores são marca registrada das equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) que atuam no recolhimento de animais mortos de pequeno porte em vias públicas e nas residências.

São recolhidos em média 720 animais por mês, em sua grande maioria gatos e cães. Duas equipes realizam a atividade.

A equipe formada por Gilson Acácio Serafim Rodrigues e Israel Nunes da Cunha, por exemplo, costuma atender entre 27 a 30 residências por dia. Por serem animais de estimação, o cuidado com o morador é redobrado. “Procuramos atender com respeito pela dor da pessoa. Muitos sentem a perda do pequeno animal como se fosse alguém da família”, constata Israel.

Há 20 anos na Urbam, sendo 16 deles na coleta dos animais, Israel já presenciou muitas cenas tristes de despedidas. “Teve uma vez que a família inteira veio chorando e alguns fazem questão de levar o animal até o carro”.

Gilson lembra que é importante fazer a destinação correta dos animaizinhos. “Não é permitido enterrar como muitos faziam antigamente. Precisamos dar o destino ambientalmente correto aos animais mortos”.

O serviço gratuito é feito mediante solicitação pelo 156. As demandas são atendidas o mais rápido possível. Na última quarta (26), João Bosco Aparecido, morador do Jardim Ismênia, na região leste, precisou agendar o recolhimento do seu gatinho. A solicitação foi feita e poucas horas depois a equipe esteve em sua casa. “Eu já conhecia o serviço, pois já tinha solicitado a retirada antes. O pessoal veio rápido”.

A Urbam dá destino ambientalmente correto a todos os tipos de coletas realizadas no município.

Serviço:

Dias: Segunda a domingo, das 7h às 19h, inclusive nos feriados

Horário: segunda a domingo das 7h às 19h

Central 156 - segunda a sábado, das 6h às 22h e aos domingos, das 8h às 20h

(12) 3944-1000 - segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados e feriados, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h

(12) 3908-6000 - domingos e feriados, das 10h às 17h

*Estas informações estão disponíveis no site da Urbam