Urbam lança campanha São José bem cuidada

Data da publicação: 02/06/2021 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

A Urbam (Urbanizadora Municipal) lançou a campanha “São José bem cuidada” para incentivar a população a colaborar com a limpeza da cidade e com a separação e a destinação correta dos resíduos sólidos. Os veículos da Urbam receberam os adesivos da campanha durante a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Os caminhões da coleta seletiva também estão com adesivos novos que remetem à coleta seletiva em 100% da área urbana. Além de separar os resíduos, é necessário que eles sejam disponibilizados nos dias e horários corretos dos serviços de coleta comum e seletiva. “Desta forma, conseguimos garantir que os materiais recicláveis sejam direcionados ao centro de triagem para a separação por itens que é feita pelas cooperativas”, ressalta Cremilda Belermino de Jesus, que integra a equipe de educação ambiental da Urbam.

Para ela, a maior recompensa é quando constata que o trabalho deu resultados com a mudança de comportamento das pessoas que recebem as orientações.

O funcionário da coleta seletiva Douglas William de Souza também reforça sobre a necessidade de disponibilização correta dos resíduos. “Se as pessoas colocarem os sacos somente com materiais recicláveis nas calçadas, observando os dias e horários corretos, conseguimos aumentar o volume recolhido”.

Além do ganho ambiental, aumentar o volume de materiais recicláveis recolhidos também gera mais renda para os catadores. Mais de cem famílias de três cooperativas atuam no centro de triagem da Urbam. Todo o material reciclável recolhido pela Urbam é doado às cooperativas.

A melhoria da qualidade dos materiais da coleta seletiva produz um efeito positivo em cadeia: as indústrias podem receber e usar mais materiais reciclados, e assim economizam energia, água, e extraem menos árvores e retiram menos matéria prima da natureza e o aterro sanitário ganha mais vida útil.

Limpeza Urbana

A limpeza da cidade também passa pela colaboração de cada cidadão com a manutenção das calçadas das casas bem cuidadas. Além da varrição das guias e sarjetas, as equipes da Urbam cuidam da manutenção e troca dos sacos das lixeiras verdes disponibilizadas nas principais ruas, avenidas e praças da cidade.

A cidade bem cuidada e mais limpa representa melhoria na qualidade de vida e na saúde pública.