Aplicativo agiliza instalação e manutenção de lixeiras verdes na cidade

Data da publicação: 07/06/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A Urbam realizou a instalação de 1536 novas lixeiras verdes (papeleiras) e a manutenção de quase 400 unidades em todas as regiões urbanas da cidade em 2020. A ação se tornou ainda mais ágil por meio de um aplicativo que permite a vistoria e o controle tanto da manutenção quanto da instalação das lixeiras fixadas em postes metálicos ou em pontos de ônibus.

A vistoria é feita pelas equipes que atuam nos serviços de coleta e varrição. Assim que constata uma lixeira danificada ou suja, o funcionário abre o aplicativo no seu “smartphone” seleciona o tipo de serviço a ser executado, salva a foto georreferenciada neste APP, e neste momento, o departamento de Coleta recebe o pedido para as devidas providências. Quando o trabalho é executado, outra foto é postada no aplicativo para dar baixa no chamado. Todas as ações são registradas neste software permitindo o controle do volume e a emissão de relatórios de atendimentos por regiões da cidade.

A Urbam tem feito o uso da tecnologia em várias áreas de atuação para melhorar ainda mais o atendimento à população. Além da agilidade e controle, a ação compartilhada entre as equipes que exercem as atividades nas ruas tem gerado resultados positivos com a cidade mais organizada e com mais qualidade de vida. As equipes também priorizam o reaproveitamento de peças antigas em bom estado para montar novas lixeiras, ajudando a preservar o meio ambiente e fazendo bom uso do dinheiro público.

São mais de 14,5 mil lixeiras verdes instaladas nas principais ruas e praças de grande movimento. Elas são importantes para a manutenção da limpeza das áreas públicas. Devem ser usadas para descarte de pequenos objetos como garrafas e sacos plásticos e descarte das fezes dos animais durante os passeios.

As equipes da Urbam realizam a manutenção, instalação e limpeza das lixeiras. As equipes da varrição realizam a troca dos sacos verdes que ficam disponíveis para o recolhimento pelas equipes da coleta comum.