Obras aceleradas no Centro de Juventude

Data da publicação: 12/07/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

As obras de revitalização no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, estão adiantadas e seguem em ritmo acelerado.  As equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) trabalham na construção de uma praça de convivência e na ampliação da quadra de areia, que passa a ter medidas oficiais para a prática de vôlei. Para concluir a quadra, faltam apenas as instalações de alambrado.

A praça de convivência terá palco para apresentações de shows com cobertura e acesso para pessoas com deficiência. Serão substituídas e acrescentadas novas luminárias na praça com lâmpadas de LED, além de instalação de iluminação e tomadas nos quiosques e de pisos intertravados, atendendo ao novo projeto de paisagismo.

Foi criado ainda o espaço redário. A pintura dos prédios do complexo, que abriga a sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, inclusive o pavilhão de exposições, está em fase final de acabamento. A nova identidade visual começou a ser instalada. A revitalização completa está prevista para terminar no final deste mês. A coordenação dos serviços é feita pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O centro recebeu novos jardins e um pomar com espécies frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado, que permitirá a criação de um novo espaço de convívio e de usufruto da comunidade. A iniciativa faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

No entorno do Centro da Juventude foram plantadas 40 mudas de frutíferas nativas de ocorrência da região, como Araçá, Araticum, Abiu, Cambuci, Cereja do Rio Grande, Jabuticaba, Jatobá, Juçara, Gabiroba, Grumixama, Pitanga e Uvaia.