37 mil registros de transporte de resíduos da construção civil

Data da publicação: 14/07/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação PMSJC

A Urbam acompanhou 37.834 viagens de transporte de resíduos da construção civil na cidade em 2020. Este número é o resultado do controle da origem e destinação final adequada destes resíduos. Esse controle é essencial para combater o descarte irregular de entulhos na cidade. Também em 2020 foram aplicadas 134 multas e apreendidas 34 caçambas irregulares.

Após estudar as melhores alternativas que pudessem contribuir na fiscalização das caçambas espalhadas pela cidade e ter maior controle sobre a origem e destinação final dos resíduos de construção civil, a Urbam optou pelo uso da tecnologia para emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Trata-se de um sistema de rastreamento que acompanha desde a geração dos resíduos até a sua destinação final em local adequado.

As empresas que atuam no setor precisam ser credenciadas pela Urbam. Desta forma, terão acesso ao Sistema Coletas Online, onde irão informar todos os registros de transportes através do CTR.

Todo o processo é fiscalizado em tempo real. Por meio de fiscalização, juntamente com a tecnologia, são identificadas as empresas clandestinas e realizadas as apreensões destas caçambas irregulares. A Urbam orienta a população a contratar uma empresa de caçamba credenciada. A lista destas empresas pode ser conferida no site: www.urbam.com.br

Desta forma, as equipes da Urbam atuam de forma intensa para coibir o descarte irregular de entulhos.